Foto: Reprodução

Na última quinta-feira (13), o município de Picos confirmou o primeiro caso de Varíola dos Macacos. Segundo informações repassadas pela secretária de Saúde de Picos, Tatiane Gil, o caso que foi confirmado na cidade de Picos, é de um rapaz de 30 anos, comerciante, ele não viajou para nenhuma das cidades que está mais afetada pela doença, provavelmente alguém contaminado entrou no estabelecimento dele.

“Ele ficou em isolamento quando foi notificado lá no CIEM, toda a família e o resultado dele quando chegou ele já estava com as lesões cicatrizadas, já estava livre do isolamento, é morador do Centro, nós só tivemos esse caso registrado aqui em Picos, já no Brasil todo já são quase 9 mil casos, então é isso”, explicou.

Ela esclareceu a demora nos resultados. “Realmente há uma demora no resultado do exame porque a coleta é feita em Picos, nós enviamos para o Lacem em Teresina, e de lá eles enviam ainda para o Rio de Janeiro, então todo esse processo demora para chegar o resultado”, pontuou.

A secretária explicou que já estão sendo realizados trabalhos de conscientização.

“Estamos trabalhando para conscientizar as pessoas, para terem esses cuidados e procurarem o serviço de saúde logo no início, a vigilância epidemiológica acompanhou todo o caso, todo o isolamento, as pessoas que tiveram contato com esse rapaz ficaram em observação, mas ninguém, mais tanto no trabalho dele, como na família, ninguém apresentou nenhum sintoma, então nós estamos trabalhando e aguardando para que essa doença não venha a atingir mais o nosso município”, disse.

O CIEM está aberto das 7h da manhã as 19h da noite, para  receber as pessoas que estão com suspeita da doença.

Confira a entrevista

Tatiane Gil