O Piauí contabilizou 835,5 mil inadimplentes no último mês de agosto, é o que revela os dados divulgados nesta segunda-feira (3) pelo Serasa Experian. Ao todo, o valor dos débitos dos piauienses ultrapassa os R$ 2,6 bilhões.
No cenário nacional, este é o oitavo mês consecutivo com alta na taxa de inadimplência. Com um aumento de 0,5% em relação a julho, a menor variação mensal no período, o país possui quase 68 milhões de pessoas endividadas.
Entre os estados, São Paulo lidera o ranking com 16,07 milhões de inadimplentes, seguido do Rio de Janeiro com 6,86 milhões e Minas Gerais com 6,47 milhões. O Piauí possui a sexta menor taxa de inadimplência do país e a segunda do Nordeste.
O levantamento do Serasa ainda mostra que 2,8 milhões de brasileiros realizaram negociações de dívidas em agosto, um aumento de 22% se comparado com o mês de julho.
“Como os brasileiros estão com o orçamento mensal apertado, a negociação de dívidas com parcelamento foi uma solução buscada para aumentar o número de regularização de débitos, o que de fato ocorreu”, comenta Aline Maciel, Gerente de Serasa Limpa Nome.
Entre as dívidas mais negociadas em agosto os destaques foram as contas de telecomunicações (41%), securitizadoras (24%) e bancos (15%). As dívidas com maior representatividade entre os inadimplentes seguem com o segmento de bancos e cartões (28,8%), seguido de utilities, contas básicas como água, gás e luz (22,1%), e financeiras (13,8%).
Fonte: Cidade Verde/Com informações do Serasa Experian