Este domingo, 02 de outubro de 2022, é um dia mais que especial para todos nós brasileiros e brasileiras. Independente da opção político-partidária de cada eleitor, foram muitos dias e milhões em reais para que os candidatos pudessem conquistar o voto de eleitorado.
Você é o árbitro
Na partida deste domingo em que você é o árbitro da partida, dono ou dona do apito e sem a interferência da arbitro de vídeo “ VAR”. Que cada um de nós, possamos analisar bastante antes de apitar pois é do som deste apito que dependerá a população brasileira nos próximos quatro anos. Lembre-se, na cabine de votação é você e a urna.
Confiante
O ex-secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil (Progressistas), parece que pavimentou bem o caminho para chegar à Assembleia Legislativa. Pessoas próximas do candidato garantem que ele está satisfeito com o trabalho desenvolvido durante a campanha eleitoral e convicto de que sua mensagem foi entendida pela população piauiense. Ainda de acordo com fontes próximas ao ex-secretário, Aldo Gil está confiante obterá êxito nas urnas neste domingo.
Muita força
Segundo os coordenadores de campanha, são grandes as chances da cidade de Picos voltar a ter cinco representantes na Assembleia Legislativa. Caso isso ocorra, a “Capital do Mel” continuará com a maior representatividade da Casa Legislativa, perdendo apenas para a capital do estado.
É possível
Há uma possibilidade real da cidade de Picos ampliar ou pelo menos manter um representante na Câmara Federal no pleito do próximo domingo (02). Atualmente, apenas a deputada Marina Santos (Republicanos) representa a região.
Concorrendo
Além da deputada Marina, que tenta renovar o mandato, também disputam o cargo o empresário Raimundo Filho (UB), Mainha (Solidariedade), Xadú Neri (PT), Maria Casé (PT) e o palhaço Vaguinho (PDT). De acordo com os números trazidos pelas pesquisas de intenção de votos, R.SÁ e Mainha têm chances de conquistar uma cadeira.
Inimaginável
Quem imaginaria um dia ouvir da boca de um petista daqueles considerados ranzinzas, que o ex-prefeito Zé Neri seria uma das peças mais importantes do partido em uma campanha eleitoral. Pois bem, tive o privilégio de ouvir essa declaração.
O efeito dos pulos
Segundo algumas figuras do Partido dos Trabalhadores, a entrada dos neristas na agremiação partidária deu um boom na campanha do ex-secretário de Fazenda, Rafael Fonteles (PT), ao governo do estado. Será mesmo se os pulos que costuma dar o romeiro durantes as caminhadas fizeram a diferença da campanha em Picos?
Bem visto
O empresário Araujinho (PT) demonstrou bastante habilidade na campanha eleitoral deste ano. O petista se fez presente constantemente na cidade e na região e foi responsável por angariar importantes apoios. Araujinho foi bastante elogiado por líderes políticos da região que apoiam a candidatura de Rafael Fonteles.
Arrependido
Corre à boca miúda um boato que o prefeito de uma cidade da região de Picos estaria arrependido do rumo tomado na eleição deste ano. E dizem que ele não recebeu nem metade da terra prometida por seu senhor.
Calmos
Na cidade de Picos, alguns cabos eleitorais de ambos que andavam arrotando confiança em seus candidatos ao Palácio de Karnak estão mais cautelosos. Parece que a disputa entre o candidato governista e o da oposição está mesmo para lá de equilibrada, que os militantes já dão a vitória como certa.
Perigo à vista
Uma coisa é certa, se a eleição para o Governo do Estado Piauí for decida já no primeiro turno, vai faltar Imosec e papel higiênico no comércio picoense.
Dica
Em caso da falta do medicamento indicado para tratar sintomas da diarreia, a coluna sugere o tradicional soro caseiro. Já no caso do papel higiênico, é bem mais complicado, já que a circulação de jornal impresso na cidade, praticamente não existe mais.