Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apontou que pelo menos 142.168 crianças de 6 meses a 2 anos estão aptas a serem vacinadas com a vacina da Pfizer. O imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para esse público, na sexta-feira (16).
A Sesapi informou, nesta segunda-feira (19), que aguarda as doses serem disponibilizadas pelo Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, e que, em seguida, após repassar os imunizantes para os municípios, que vão estabelecer os calendários de vacinação.
“Estamos muito animados com mais este grupo contemplado com as vacinas, que são de suma essencialidade para salvar vidas, e pedimos aos pais e responsáveis que levam suas crianças para receber a imunização”, afirmou o secretário estadual de saúde, Neris Júnior.
A aplicação da vacina da Pfizer pode ser feita em crianças entre 6 meses e 4 anos de idade. No Piauí, segundo a Sesapi, há pelo menos 236.770 crianças nessa faixa etária. Contudo, o público de 3 e 4 anos está sendo contemplado com a vacina da CoronaVac.
Apesar disso, pais e responsáveis podem optar por vacinar com qualquer um dos dois imunizantes, tanto da Pfizer como da CoronaVac. “A estimativa que fizemos, de acordo com a idade, foi para critério de controle”, explicou o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Herlon Guimarães.
O imunizante para crianças de 6 meses a 4 anos terá dosagem e composição diferentes. O processo de imunização será em três doses de 0,2 mL (equivalente a 3 microgramas).
As duas doses iniciais devem ser administradas com três semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose.
A tampa do frasco terá uma cor diferente para facilitar a identificação pelas equipes de vacinação para esta faixa de idade. Será na cor vinho. Para o público de 5 a 11 anos a cor é laranja e para acima de 12 anos, roxa.
Dados do Vacinômetro da Sesapi mostram que, até a manhã desta segunda, 234.421 crianças de 5 a 11 anos já tomaram as duas doses das vacinas; 15.558 de 3 a 4 anos receberam a primeira dose e 1.651 já receberam sua segunda aplicação.