A reta final da campanha eleitoral na cidade de Picos promete pegar fogo. É que os oito candidatos a deputado estadual, filhos ou erradicado no município, voltarão todas as suas atenções para a “Capital do Mel”. Embora ocorra de forma silenciosa, mas existe uma disputa ferrenha entre os postulantes para sair como maioral na terra natal.
Arriscando
Nas casas de aposta é dado como certo que o do ex-secretário de Saúde, Aldo Gil, sairá com uma larga vantagem em relação aos outros concorrentes. Os apostadores estão jogando todas as moedas é na segunda colocação da corrida eleitoral. Segundo um cambista, tem um dos concorrentes que poderá surpreender e quebrar alguma casa de aposta.
Posição privilegiada
Conforme algumas raposas velhas da política picoense, independentemente do resultado da eleição estadual,a cobiçada segunda colocação representa muito para o pleito de 2024. Na análise dos experientes observadores da política local, aquele que conquistar o segundo lugar será a menina dos olhos dos palácios Coelho Rodrigues e de Karnak.
Quer surpreender
Nesta disputa, três candidatos correm por fora para não engolirem muita poeira. Se bem que um deles promete surpreender, ele mudou de faixa na pista de corridas, e garante que neste novo espaço já está conseguindo dar passadas mais largas.
Quem diria
O ex-prefeito do município de Picos, José Neri (PT), fez uma declaração inimaginável em outras épocas. O romeiro que já foi crítico do ex-presidente Lula e adversário ferrenho do Partido dos Trabalhadores (PT), disse que na eleição deste ano, mesmo que o petista pedisse para ele não votar nele, mesmo assim votaria, já que é dono soberano do seu voto.
Sentou na cadeira
O vereador Marcos Buriti (PTB), que assumiu a cadeira deixada pelo vereador Gilson Nunes (PTB), que faleceu no recentemente, chegou ao parlamento com muita humildade. Buriti, que disputou a eleição no palanque governista, chegou até a compor a gestão do prefeito Gil Paraibano, mas deixou o governo no meio deste ano. Ele ingressou no parlamento integrando a bancada de oposição, mas assegurou que será um opositor responsável.
Foi bater palmas
O prefeito Gil paraibano prestigiou a solenidade de posse do petebista. O gestor declarou que apesar do rompimento político entre ambos, mantém uma excelente relação de amizade com o parlamentar. Gil disse que assim como ele, Marcos Buriti trabalhará pelo progresso da cidade.
Curvas que a política faz
Quem caminha na estrada da política está sujeito a fazer várias curvas. O ex-prefeito Padre Walmir Lima (Sem Partido) e o ministro Ciro Nogueira (Progressistas) que o diga. Os dois políticos que duelaram bravamente na eleição de 2020, vivem um verdadeiro mar de rosas no pleito deste ano.
Engolindo sapo

O vereador Irmão Zé Luís (MDB) vive um grande dilema na campanha deste ano. No âmbito estadual, ele vota nos candidatos do chamado “Time do Povo”, mas na esfera nacional, o parlamentar nunca escondeu de ninguém que é defensor do governo do presidente Jair Bolsonaro. Acontece que nas caminhadas que estão sendo realizadas nos bairros da cidade, os aliados endeusam o ex-presidente Lula e trituram o “mito”, deixando o abençoado, como é conhecido no meio político, bastante constrangido
Aprovado
Segundo uma pesquisa de opinião pública realizada pelo Instituto Estimativa, no município de Caridade do Piauí, a gestão do prefeito Antoniel de Sousa Silva, o Toninho (PSD), foi aprovada por 91,67% dos caridadenses. O levantamento apontou que 5,33% reprovam a administração do gestor e 3 % não soube responder ou não quis opinar. Se a consulta refletir de fato a realidade, tudo indica que o prefeito vai continuar a dar as cartas na política da caridade.
Reflexão
Mesmo faltando mais de dois anos para a eleição de 2024, vários prefeitos de municípios da região de Picos, que já estão na reeleição, pensam em rever as estratégias de suas sucessões, alguns destes, por conta da campanha eleitoral deste ano que prejudicou o desenho que eles haviam feito, já outros, começam a perceber que se equivocaram na escolha e podem estar criando cobras para serem picados por elas mesmo no futuro.
Fanfarão
Um conhecido cabo eleitoral da cidade de Picos, famoso pelo estilo fanfarão de fazer política, tem andado muito cabisbaixo ultimamente. Os buchichos que correm nas ruas e avenidas, é que parece que o candidato a deputado por ele apoiado foi alertado sobre o custo benefício do alardeador.