Em tom de retomada, após dois anos sem acontecer, a emoção e celebração à vida foram pontos marcantes no desfile cívico pela Independência do Brasil, que aconteceu nesta quarta-feira (07), na cidade de Geminiano. O evento também marcou as comemorações que aconteceram em todo o país, pelos 200 anos da independência do Brasil.
O desfile foi organizado pela prefeitura municipal, através das secretarias de Cultura, Assistência Social, Educação, Saúde e Agricultura; e teve como tema geral: “No recomeço tudo se faz de novo”. Além dos pelotões colocados pelas respectivas pastas, ainda desfilaram na avenida a brigada de Bombeiros Civis e motoqueiros.
O prefeito Eculano Carvalho destacou o sentimento de todos que fazem a gestão municipal com a realização do desfile. “Estamos orgulhosos em mais uma vez estarmos no 7 de setembro. Ver o retorno das nossas escolas, as secretarias, os órgãos unidos e o número de pessoas que vieram para cá espontaneamente, nos deixa em paz. Já se fala que é o maior público de todos os tempos. Isso é fruto de liderança, de diálogo que a nossa administração preza”.
Uma das organizadoras do desfile, a secretária de Educação, Érica Carvalho, também vê o dia como um marco na história dos desfiles cívicos em Geminiano. “Este foi um desfile muito especial, não só pelo bicentenário, mas por tudo que vivemos. Foi um desfile com tom de retomada, de renovar as esperanças. Um momento importante para homenagear esses heróis que enfrentaram a pandemia e como determinou o prefeito, foi feito com o maior capricho. Ele nos pediu que fosse feito um desfile lindo e inesquecível, e isso que trouxemos”, declarou.
Um grande número de cidadãos e cidadãs geminianense lotaram a Avenida Brasil para acompanharem as apresentações. Várias autoridades municipais também se fizeram presentes e formaram o palanque juntamente com o prefeito Erculano Carvalho, a primeira dama, Leda Carvalho, e seus familiares, dentre eles, o vice-prefeito Maninho da Coca, os secretários de Saúde GG; Infraestrutura, Faustino Oliveira; Finanças, Paulo de Tarso; Planejamento, Filho Marques; Agricultura, Eufrásia Nascimento; Cultura, Fabio Araújo; Chefe de Gabinete, Ricardo Araújo, e os vereadores Mariana Cipriano, Graça de Messias, Netinho, os deputados Nerinho e Francisco Costa e outras lideranças políticas e comunitárias.
Mantendo a tradição após o desfile, o Estádio Oliveirão recebeu uma verdadeira multidão de pessoas que foram curtir as atrações musicais na tradicional festa da independência. Dividiram o palco: Paulinho Henrique, Chiquinho Sanfoneiro e João Pau de Lenha, Taianne Carvalho, Yuri Hit e a banda Forró Tô na Farra, a tração principal deste ano foi o cantor Felipe Amorim.