Foto: Corpo de Bombeiros

O Piauí já registrou 221 focos de queimadas apenas nos quatro primeiros dias do mês de setembro. Os dados constam no Sistema de Monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que coloca o estado na 2º colocação no ranking de queimadas na região Nordeste e na 9ª colocação entre os 27 estados brasileiros.

O alto número de focos segue a tendência registrada no mês de agosto, quando o Piauí registrou 1.653 focos de queimadas. A alta também corresponde ao chamado B-R-O Bró, período marcado por altas temperaturas e baixa umidade no Piauí

Ainda segundo dados do sistema de monitoramento do Inpe, a maior parte das queimadas registradas em setembro no Piauí estão localizadas nos biomas da Caatinga e Cerrado.

Municípios com mais focos de queimadas no Piauí em setembro:

  1. Canto do Buriti ( 22 focos)
  2. Uruçuí (21 focos)
  3. Baixa Grande do Ribeiro (17 focos)
  4. Santa Filomena (11 focos)
  5. Manoel Emidio (10 focos)
  6. Picos (9 focos)
  7. Porto Alegre do Piauí (8 focos)
  8. São João da Varjota (8 focos)
  9. Redenção do Gurguéia (7 focos)
  10. Ribeiro Gonçalves (7 focos)

Ações 

Para conter o avanço das queimadas, o Corpo de Bombeiros reforçou o envio de homens para as regiões mais atingidas, principalmente no semi árido piauiense. A corporação também reforçou o treinamento de brigadas municipais, coordenadas pelas prefeituras, que ajudam no controle dos focos de menor proporção.

Além disso, ações educativas também foram reforçadas, com objetivo de conscientizar a população sobre os riscos do uso do fogo na agricultura.

 

Fonte: Cidade Verde