Um incêndio de grandes proporções atingiu o Parque Serra Santo Antônio em Campo Maior, a 87 km de Teresina, no último sábado (20/08) e atingiu cerca de dois hectares de terras. Há dois dias os brigadistas e a Defesa Civil da cidade monitoram e tentam apagar as chamas.
O Cidadeverde.com conversou com o coordenador de Defesa Civil de Campo Maior, Arnaldo Aragão, sobre a ocorrência. Segundo o coordenador, os trabalhos iniciais foram no sentido de impedir que as chamas atingissem as residências próximas à Serra para evitar uma tragédia.
“Conseguimos controlar o incêndio ainda no sábado, por volta das 19h, mas as chamas subiram a Serra devido ao vento que levou focos do incêndio. Os brigadistas neste momento estão monitorando a área porque estão esperando ele descer para apagar”, destacou Arnaldo Aragão.
Somente neste final de semana, três incêndios foram registrados na cidade de Campo Maior. Além da ocorrência no Parque Serra Santo Antônio, no domingo (21) foram registrados outros dois, um na comunidade Pé da Serra e outro na localidade Tatu.
A causa do incêndio não foi identificada e no relatório da Defesa Civil há apenas a descrição de causa desconhecida.
“É difícil identificar a causa. Porque quando chegamos ao local o incêndio já aconteceu e fica mais difícil de identificar o que causou o incêndio. Pode ser de um curto circuito a ação humana. E só podemos afirmar com certeza, o que ainda não temos sobre a ocorrência do final de semana”, pontuou o coordenador da Defesa Civil.
A cidade não conta com um posto do Corpo de Bombeiros e somente 10 brigadistas atuam no combate a incêndios na região. O ideal, segundo Arnaldo Aragão, seriam pelo menos 20.
De julho até hoje, a Defesa Civil na cidade registrou cerca de 38 incêndios.
Fonte: Cidade Verde