Se encerra nesta segunda-feira a 172ª Festa de Nossa Senhora dos Remédios padroeira da cidade e da Diocese de Picos, que esse ano teve como tema: “Maria mãe da esperança”. Hoje pela manhã foi celebrada no Adro da Igreja Catedral a missa solene da festa presidida pelo bispo diocesano Dom Plínio José e concelebrada por vários padres de outras paróquias.
Após dois anos, as atividades alusivas à festa voltaram a acontecer de forma presencial devido a igreja ter atendido as medidas sanitárias de prevenção a disseminação do novo coronavírus, causador da covid 19, adotadas pelas autoridades em saúde. Centenas de fiéis vindos de diversas cidades da região participaram com muito fervor, demostrando fé e devoção à santa.
Muitos devotos levantavam as mãos aos céus como forma de agradecimento pelo retorno das celebrações. Outros não continham as lágrimas de emoção pela presença nesta data tão especial em que muitos também demonstraram gratidão pelas graças alcançadas.
De acordo com padre José Pio Feitosa, todos os setores e comunidades da paróquia foram fundamentais na realização da festa, assim como as pastorais e movimentos.
“Neste dia especial da festa da padroeira estou impressionado de ver a participação do povo de Deus. O sentimento é de gratidão a todos, que de uma forma ou de outra contribuíram para o êxito da festa”, ressaltou.
A partir das 15h haverá Missa no Hospital Dr. Oscar, às 17h ocorre a Missa da Dedicação da Catedral, logo após os participantes seguem em procissão luminosa com a imagem de Nossa Senhora dos Remédios saindo da Igreja Matriz, seguindo pela Rua Santo Antônio, Tv. 15 de novembro, Av. Getúlio Vargas, Praça Félix Pacheco, Rua Cel. Luís Santos, Praça Josino Ferreira, Rua Cel. Francisco Santos, Tv. Benedito Reinaldo, Praça Justino Luz, retornando para Praça Justino Luz, encerrando na Catedral com a bênção do santíssimo sacramento, sorteio da rifa e arreamento da Bandeira.