Com a proximidade das eleições gerais deste ano, a temperatura começou a subir na Câmara Municipal de Picos. Os debates entres os integrantes da “Casa do Povo” estão ficando mais acalorados a cada sessão. Há parlamentares que se empolgam tanto em seus discursos recheados de críticas ao grupo político adversário que até parece que estão sofrendo uma crise de amnésia.
Com a língua solta
Integrante da bancada de oposição, o vereador Hugo Victor (MDB), deu a entender que os principais problemas existentes no município tiverem início a partir de primeiro de janeiro do ano passado. Foi nesta data que o prefeito Gil Paraibano (Progressistas) assumiu o comando do município.
Não lembrou
A empolgação do vereador Hugo Victor foi tamanha, que o parlamentar até esqueceu que passou quase oito anos compondo as gestões dos ex-prefeitos Kleber Eulálio e Walmir Lima. Só em julho de 2020, foi que o parlamentar rompeu politicamente com o ex-mandatário.
O defensor
Pelo o lado da situação, o recém governista Evandro Paturi (MDB) defendeu de forma veemente o modelo paraibano de governar. Paturi rebateu o colega tecendo várias críticas à gestão do ex-governador Wellington Dias (PT).
Amnésia
O vereador elencou a quantidade de obras da gestão estadual paralisadas no município picoense. Em tom de revolta, ele declarou que o caos se instalou no estado há duas décadas, período em que teve início às sucessivas gestões petista, mas o edil só esqueceu de dizer que ele foi em quase 19 dos 20 anos de administração dos antigos companheiros, um defensor.
Enfático
Quem voltou a defender o governo do prefeito Gil Paraibano com mais ênfase foi o vereador Filomeno Portela (Progressistas). Parece que as últimas conversas que ele tem feito com o núcleo duro do Palácio Coelho Rodrigues, tem lhe feito um bem danado.
Cauteloso
Principal vidraça da gestão estadual na “Capital do Mel”, o vereador Wellington Dantas (PT) tem sido cauteloso em suas intervenções. A estratégia do petista poderá diminuir o número de pedras a serem atiradas pelos adversários dos candidatos da chapa majoritária do chamado time do povo.
Zum-Zum-Zum
Tá rolando Zum-Zum-Zum que uma importante liderança política do MBD picoense andou trocando figurinha com o ex-secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil (Progressistas).
Sei não, mas sei lá
De acordo com os buxixos, parece ter havido uma proposta bastante tentadora por parte do ex-secretário para que o emedebista passe a integrar sua equipe de campanha rumo à Assembleia Legislativa.
Disposto
Existe um provérbio que diz que: ‘Deus ajuda quem cedo madruga’, pois bem, o suplente de vereador Marcos Buriti (PTB) está adotando este ditado. Mesmo faltando mais de dois anos para a sucessão do prefeito Gil Paraibano, Marcos já está se habilitando para concorrer ao Palácio Coelho Rodrigues.
Chegou chegando
Marcos Buriti, que recentemente passou a compor o grupo político do deputado Severo Eulálio (MDB), e está apoiando Castro Neto (PSD), para a Câmara Federal. Buriti, disse que está entusiasmado, pois tem garantias de parte da cúpula emedebista que caso na época das definições seu nome apareça bem nas pesquisas de intenção voto será bancado para a disputa. Recentemente ele, esteve com o senador Marcelo Castro, presidente estadual da sigla.
Harmonia
A vice-prefeita de Picos e candidata a deputada federal, Xandu Neri, garantiu que sua campanha irá transcorrer em ritmo de total harmonia com o prefeito Gil Paraibano. Segundo ela, o acordo de se respeitar os espaços firmados pelos dois grupos vem sendo cumprido à risca.
Sem Stress
A candidata declarou também que não houve nenhum mal-estar no ambiente nerista pelo fato dos três vereadores do grupo não apoiarem sua candidatura. Xandu disse que como ela demorou aceitar o desafio, os parlamentares já haviam firmado compromisso com os postulantes ao cargo e que compreende a posição de cada um.
Satisfeito
O médico neurologista e candidato a deputado estadual, Gutemberg Rocha (MDB), apareceu entre os mais citados pelos eleitores piauienses na última pesquisa de intenção voto divulgada pelo Instituto Datamax. Com 0.10% das intenções de voto, o emedebista disse que está satisfeito com o seu desempenho e acredita que o trabalho que vem fazendo lhe habilita a melhorar ainda mais.
Entusiasta
Apesar da juventude, o prefeito do município de Wall Ferraz, Guilherme Maia (Progressista), vem se destacando no cenário politico estadual. O gestor é um dos entusiastas das candidaturas de Silvio Medes (UB) e Joel Rodrigues (Progressista) ao governo do estado e senado federal, respectivamente. Comenta-se que em uma possível vitória do grupo oposicionista, Guilherme terá bastante influência na gestão.