Através do Cadastro Único as famílias podem participar de mais de 20 programas sociais do Governo. E é através do cadastro que são identificadas as famílias de baixa renda. Para saber em quais programas o perfil da família se encaixa, a orientação é procurar o CRAS mais próximo da sua residência.
A cadastradora do CadÚnico, Debora Rocha, falou sobre a procura da população em fazer o cadastro e destacou alguns dos benefícios sociais.
“Alguns benefícios que são ofertados pelo cadastro único, além do Auxílio Brasil, que é a transferência de renda para as famílias em situação de problema e vulnerabilidade, nós temos o Programa Minha Casa, Minha Vida; Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental; Programa de Erradicação do Trabalho Infantil; Carteira do Idoso; Aposentadoria para pessoa de baixa renda; Pro Jovem Adolescente; Tarifa Social de Energia Elétrica; Passe Livre para pessoas com deficiência; Isenção de Taxas em Concursos Públicos esses são alguns benefícios que cadastro único possibilita para as famílias participarem”, disse.
De acordo com ela, muitas famílias deixam de participar de alguns programas sociais por não terem conhecimento dos seus direitos.
“Pedi à população que busque seus direitos que vão atrás dos seus direitos, têm muitas famílias que deixam de participar de alguns programas por não terem conhecimento, então a gente está sempre no CRAS de segunda a sexta de 8h as 14h estamos lá disponíveis para tirar dúvidas e esclarecimentos que as famílias tenham”, explicou.
Confira a entrevista
Debora Rocha