O presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Picos, Francisco Pereira de Sousa, o Tito, falou sobre o Garantia Safra. Segundo ele, o técnico da secretaria da agricultura está indo nas comunidades para fazer um laudo e registros fotográficos. O sindicalista lembra que as visitas estão sendo feitas através de sorteio.
“Estamos no período de laudo técnico, o técnico da Secretaria da Agricultura está indo nas comunidades, são sorteados três agricultores por comunidade para receber a visita do técnico, o sorteado vai e acompanha o agrônomo até sua localidade”, disse.
Para que o trabalhador rural que aderiu ao programa Garantia Safra tenha direito a ser ressarcido com o valor de 800,00 é necessário que o município tenha uma perda superior a 50% caso isso não aconteça os agricultores que aderiram ao programa não receberá o valor estimado.
“Estamos aguardando os laudos para a gente ver o percentual de perda que o município de Picos teve para repassar aos agricultores, se vai acontecer ou não o pagamento do Garantia Safra esse ano para Picos”, pontuou.
Tito explicou que ainda não pode confirmar se Picos vai receber o benefício ou não.
“Vamos esperar os resultados dos laudos após o resultando se tiver perda de 50% assim vai ser realizado os procedimentos legais para que o município receba”, explicou.
Confira a entrevista
Francisco Pereira de Sousa