Início Destaque Capacitação do Piauí Acolhe é realizada em Picos com assistentes sociais

Capacitação do Piauí Acolhe é realizada em Picos com assistentes sociais

O Programa Piauí Acolhe é um projeto que visa ajudar crianças e adolescentes que perderam os pais para o covid19 no estado, disponibilizando cerca de R$: 500,00 para os órfãos da pandemia, até que atinjam a maioridade.

A coordenadora do Cadastro Único de Picos, Núbia Cristina, falou sobre a ideia de organizar uma capacitação na cidade.

“No mês de maio, eu fui à Teresina participar de uma capacitação sobre o cadastro único e auxilio Brasil, e lá a gente teve uma palestra sobre esse programa, Piauí Acolhe. Estive com a Camila, que é coordenadora geral do estado desse programa, e fiz um pedido a ela, que ela viesse até Picos, para a gente realizar uma capacitação”, explicou.

A capacitação aconteceu no dia 29 de junho e contou com a participação da coordenadora do programa e assistente social da Sasc (Secretária da Assistência Social e Cidadania), Camila Nogueira e sua equipe.

O intuito do evento era preparar os assistentes sociais da região, para que os profissionais soubessem como seria realizado todo o processo de busca com os órfãos. De acordo com Núbia, a reunião foi bastante proveitosa.

“A Camila veio com mais duas técnicas, e nos deu essa capacitação, nos orientou de como deve ser feita a busca ativa e como deve ser feito o cadastro dessas pessoas”, informou.

Segundo Núbia, foi encontrado no ano de 2021, um caso onde o órfão tinha perdido o pai e a mãe, mas o tio ficou responsável pelo mesmo e o levou para o Maranhão, a partir disso, as informações sobre ele foram enviadas para o estado, e este passou a ficar encarregado de auxiliar a criança.

Na cidade de Picos e região, as investigações dos casos irão iniciar o mais breve possível.

“Aqui em Picos vamos agora começar essa busca ativa, através dos meios de comunicação, do boca a boca, dos meios de redes sociais, onde a gente vai atrás desses órfãos para que eles possam vir até aqui fazer seus cadastros”, relatou.

Além dos cadastramentos feitos na sede do Cadastro Único, há também técnicas no CRAS e equipes preparadas para realizar esse processo. O projeto tem parceria com as secretarias de Educação e de Saúde de Picos.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA: