Parece que a relação entre o ex-prefeito de Paquetá, Thales Coelho, e parte de seus aliados na política paquetaense, anda igual a água de barreiro baldeada. Tudo indica que o vereador Filomeno Portela e o ex-prefeito Cristiano Portela, além de outros integrantes da família, não mais votarão no ex-mandatário na eleição deste ano. Thales tentará conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa.
Outro rumo
Segundo rumores, o grupo votará no ex-secretário de Saúde do município de Picos, Aldo Gil (Progressistas), que pleiteará o mesmo cargo do ex-prefeito de Paquetá. Mas há quem diga que existe alguns integrantes da família tentando assentar a água. É aguardar para ver se conseguirão.
Previsão do tempo
Já tem gente fazendo previsões sobre o reflexo desse possível rompimento para a eleição de 2024. Caso eles não consigam fumar no cachimbo da paz até lá, certamente serão adversários no pleito municipal.
Defendendo seus dotes
Os sobrinhos do ex-prefeito Walmir Lima (Sem Partido), Raniery Lima e Marinalva Lima, declararam apoio ao ex-secretário de Saúde, Aldo Gil (Progressistas). Os dois ocupam o Fundo Municipal de Iluminação Pública e a Secretaria de Planejamento, respectivamente, e não titubearam na hora de defenderem seus dotes, disseram ‘sim senhor’.
Subtração
Após a declaração de apoio dos dois a pré-candidatura de Aldo Gil, o deputado Severo Eulálio (MDB) pode subtrair pelo menos dois votos do seu bloco de anotações. Já que o tio de ambos havia declarado apoio ao parlamentar, e a tendência era que os considerados mais próximos dele, lhe seguisse.
Pergunta no ar
Os curiosos de plantão da cidade querem saber se os sobrinhos do ex-prefeito foram liberados por ele para votar no ex-secretário, ou se ambos cometeram um ato desobediência ao titio.
A andorinha
De acordo com uma andorinha que sobrevoa pelo segundo andar do Palácio Coelho Rodrigues, o religioso teria liberado os sobrinhos, e disse ainda que há a possibilidade de o ex-chefe do executivo municipal trilhar pelo mesmo caminho. Ainda segundo o pássaro, não será nenhuma novidade se nos próximos dias W. Lima desembarcar de mala e cuia no aeródromo progressistas.
Fato ou Fake
Corre um zunzum nos barracos da cidade que um vereador da bancada de oposição do município de Picos poderá mudar de lado. Mas, ao que tudo indica, não passa de um alarme falso os comentários surgidos sobre essa possibilidade de adesão de um parlamentar ao governo do prefeito Gil Paraibano.
Mesa pronta
Conforme os buchichos, esse vereador já teria até escolhido o nome que indicaria para uma importante pasta da gestão. Segundo os mexeriqueiros, a pasta mexe com números.
Contidos
De acordo com uma fonte com livre trânsito nos dois grupos, existe até mais de um vereador com vontade de pular o muro, mas estes estão contidos com as peias do Karnak.
Bem hidratada
Uma liderança política da cidade de Massapé do Piauí garantiu a este colunista que a oposição no município não está desidratada, como foi publicado na edição anterior da coluna. Segundo a liderança, o grupo, que na eleição de 2020 elegeu apenas três vereadores, agora conta com quatro e não será surpresa se em breve conquistar mais um. Caso isso ocorra, a tendência é eleger o próximo presidente da Câmara Municipal.
Esquentando os tamborins
As informações que chegaram até a coluna são de que o grupo da situação já demonstra preocupação. A fonte assegurou que até as últimas obras de pavimentação poliédrica conseguidas junto ao Governo do Estado pelos membros da oposição e que a gestão estaria se recusando a assinar a declaração de domínio público.
Mudaram de trilha
Há bem pouco tempo os vereadores Evandro Paturi (MDB) e Wellington Dantas (PT) compartilhavam das mesmas ideias, mas após o emedebista subir as escadas do Palácio Coelho Rodrigues, ambos não comungam mais do mesmo pensamento.
Desafio
Na última sessão, enquanto Paturi fazia a defesa da atual gestão e tecia elogios ao prefeito Gil Paraibano (Progressistas) pela execução da pavimentação afásica nas vias laterais da BR 316 e que o município está com as contas sanadas e com recursos em caixa para investir, o petista cobrou do colega que intermediou ações para diversos bairros que segundo ele, estão em ruínas.
Bem-estar
O grupo ligado ao deputado Nerinho (PT) está vivendo um momento raro na política. Aliado dos dois palácios, o de Karnak e o Coelho Rodrigues, o neristas são muito bem trados nos dois palacetes.
O futuro dirá
Mas na visão de um grande conhecedor da política picoense, a depender do resultado da eleição deste ano, o seleto grupo poderá não ter o mesmo conforto. Segundo o experiente, talvez uma música da dupla sertaneja Rick & Renner seja cantada para o líder da nação nerista. E o título da canção é “Você Decide”