Na manhã desta segunda-feira (13), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado do Piauí (Sinte), promoveu uma assembleia para avaliar a greve da categoria que já dura 110 dias. De acordo com a presidente da entidade em Picos, a professora Gisele Dantas, os professores avaliaram de forma positiva o movimento, apesar do descaso do governo para com a classe.
Segundo a sindicalista, a assembleia decidiu pela manutenção do movimento grevista, mas nesta terça-feira (14), haverá uma assembleia ampliada em Teresina com a participação de representantes de todas as regionais do sindicato. “Amanhã teremos essa reunião na capital onde vamos fazer uma leitura mais precisa da nossa greve que é justa e neste encontro vamos deliberar outros encaminhamentos”, disse ela.
De acordo com a presidente, mesmo a governadora Regina Sousa já ter se reunido com representantes do sindicato, ela não sinalizou positivamente no sentido de atender às reivindicações dos profissionais. “Apesar de ter vindo de origem humilde, a governadora vem dando continuidade ao mesmo tratamento de desprezo que seu antecessor vinha dando à causa da educação”, pontuou.
Além da melhoria da educação pública e melhores condições de trabalho além, do cumprimento da Lei Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica que reajustou os vencimentos da classe em 33,24%.