Pelo menos 42 mil pessoas adultas se declararam homossexuais ou bissexuais no Piauí, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa parcela representa 1,7% da população piauiense segundo os dados coletados pelo órgão em 2019, divulgados da última quarta-feira (25).
A coordenadora Nacional do Movimento de Mulheres Trans, Jovanna Baby, explica que a Pesquisa do IBGE retrata a possibilidade quantitativa de pessoas homossexuais no Brasil.
“A pesquisa não traz as identidades trans, não binarias, nem os homens trans, somente a homossexualidade de lésbicas e gays, e mesmo assim eu acredito que ela não expressa a verdade, porque nós sabemos que a própria Organização Mundial da Saúde que é o órgão que mede essas coisas, ela diz que no mundo inteiro são 10% da população são de pessoas homossexuais”, disse.
Jovanna comentou sobre a pesquisa e disse que descorda com a forma que a pesquisa foi executada.
“ Eu descordo com a forma que ela foi executada, ela não foi executada de forma correta e de forma a levantar dados verdadeiros e concisos sobre essa população. Nós sabemos que, por exemplo, onde é que aqui em Picos a gente só vai ter 70 LGBT? Isso não existe”, disse.
Confira a entrevista completa
Jovanna Baby