Responsáveis por manterem a limpeza das cidades, os garis são profissionais que merecem todo o respeito por parte da população. No Brasil, infelizmente estes trabalhadores ainda não recebem o devido respeito e visibilidade que merecem.
Para evidenciar a importância da classe, o dia 16 de maio foi escolhido para homenagear estes profissionais. O termo “gari” surgiu em homenagem ao francês Pedro Aleixo Gary, que se destacou no Brasil como o responsável pela fundação da primeira empresa de coleta de lixo nas ruas do Rio de Janeiro, em 1976.
Segundo o Gari Jonilei Batista Soares, a falta de conscientização e respeito por parte da população é um dos maiores desafios enfrentado pela classe. Além de a profissão precisar de mais reconhecimento, também é necessário ter consciência e facilitar o dia a dia desses profissionais. O que significa não jogar lixo em lugares inadequados, separando vidros em locais adequados, a fim de prevenir o acúmulo de sujeiras que levam à proliferação de doenças e acidentes.
Segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Dedé Monteiro, o trabalho do gari precisa de mais respeito e reconhecimento. ”As pessoas podem viver em uma cidade mais limpa e bonita porque esses profissionais estão diariamente trabalhando duro para isso acontecer. “É necessário também que cada picoense faça sua parte e não jogue lixo nas ruas. Nossos parabéns para todos garis que zelam por nossa cidade”, finalizou.