O presidente nacional do Progressistas, o ministro Ciro Nogueira, fez um tour por vários municípios da região de Picos, na semana passada. O senador licenciado veio acompanhado de toda a comitiva que integra a oposição, incluindo os pré-candidatos da chapa majoritária, Silvio Mendes, Iracema Portela e Joel Rodrigues.
O voto de cabo a rabo
Segundo um político que acompanhou a comitiva do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, a vários municípios da região no último final de semana, pelo menos no discurso, o homem deixou transparecer para os prefeitos progressistas que vai exigir deles o voto de cabo a rabo na chapa majoritária.
Um pé para cada palanque
Vários gestores municipais apoiarão Sílvio Mendes (UB), que é apoiado por Nogueira, mas estão comprometidos com pré-candidatos, tanto federal, quanto a estadual do palanque governista. O ministro deixou a dica: “Ou está com ele, ou está com medo”.
Sei não, mas sei lá
Dizem por aí que boa parte destes prefeitos irão votar e pedir votos para o ex-governador Wellington Dias (PT), para o Senado Federal. Há três razões para os prefeitos justificarem o voto no petista, gratidão, simpatia ou punhado de sal. Será qual das alternativas é a verdadeira?
Apenas palavras
O ex-prefeito de Floriano e pré-candidato ao Senado Federal, pelo progressista, Joel Rodrigues, demostrou muita simpatia, e com seus empolgados discursos, deixou as lideranças oposicionistas animados. Alguns deles ficaram boquiabertos ouvido o homem discursar.
A cor da moeda
Mas parece que o encanto pelo pré-candidato ao senado acabou. Dizem que na última visita de Joel à região, alguns dos seus apoiadores já cochicharam entre eles que o florianense precisa meter a mão no bolso.
Poder de fogo
O Pré-candidato a deputado federal, Jadyel Alencar (PV), tem visitado o município de Picos, frequentemente. Os comentários da “ Rádio Calçada” é que o empresário está propondo um pacotão de ofertas para vereadores e lideranças políticas do município.
Não resistiu
Quem não resistiu à mega oferta do empresário, foi a vereadora Valdívia Santos (PT). A petista iria votar no ex-secretário de Saúde Florentino. Entre a promessa do seu companheiro de partido e a oferenda do empresário, a parlamentar optou pela segunda alternativa.
Quase lá esse texto
Há possibilidade real de outros vereadores picoenses também pedirem votos para o empresário. O que se ouve é que pelo menos dois possuem compromissos de apoiarem o pré-candidato ou devolver a chaleira de sal recebida que foi emprestada pelo postulante no pleito municipal. Caso seja firmado o apoio, não precisarão devolver o produto.
À espera
Algumas lideranças políticas do município de Picos estão aguardando o empresário Raimundo Filho (UB) se decidir se vai ou não inserir sua foto na urna eletrônica. É que os comentários que rolam é que caso R. Sá, como é conhecido, decida ir à caça ao voto, sua campanha será volumosa e não terá muitos intermediários o contato com ele, seria tete a tete.
Lembrado
O pré-candidato à deputado estadual, Tadeu Maia (Progressistas), parece que está priorizando outros colégios eleitorais na fase de pré-campanha. Tadeuzinho, como é também chamado, possui um bom ciclo de amizade na “Capital do Mel”, mas pouco tem andado por essas bandas, mesmo assim, é lembrado constantemente nas rodas de conversa sobre política, principalmente pela população mais jovem.
Previsões
Embora ainda esteja faltando mais de dois anos, e uma eleição estadual no meio para o próximo pleito municipal, os analistas da política picoense estão prevendo que o ex-governador Wellington Dias (PT) terá um abacaxi maior do que a cidade para descascar caso ele consiga eleger o ex-secretário de Fazenda, Rafael Fonteles, como seu sucessor. Rum o que será mesmo.
Previsões II
Ainda conforme as previsões dos observadores, se por ventura Rafael Fonteles sair derrotado nas urnas, só muda a espécie da fruta, que será um pepino, mas também exigirá muita habilidade para W Dias descascar. Neste caso, parece que a dificuldade vai ser conter um possível voo de alguns dos seus pássaros para as arvores sombreiras que existem nos arredores do Palácio Coelho Rodrigues.