Início Destaque IFPI lança edital com mais de 1500 vagas para cursos técnicos

IFPI lança edital com mais de 1500 vagas para cursos técnicos

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) lançou nesta segunda-feira(02) edital com oferta de 1.590 vagas para cursos técnicos, nas modalidades concomitante e subsequente, destinados a candidatos que estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio.

Estão sendo ofertadas vagas nos campi Angical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Picos, Piripiri, São João, São Raimundo Nonato, Teresina Central, Teresina Zona Sul, Uruçuí e Valença.

As inscrições serão realizadas de 10 de maio a 8 de junho, exclusivamente de forma online, na página http://selecao.ifpi.edu.br, mediante pagamento da taxa de R$ 20.

A prova, com 30 questões de Língua Portuguesa e 30 questões de Matemática, será aplicada no dia 3 de julho. Os locais de prova serão divulgados no dia 30 de junho.

O resultado final será divulgado a partir do dia 22 de julho, e os candidatos deverão realizar matrícula de acordo com o cronograma e o formato divulgado por cada campus. Os aprovados iniciam as aulas no segundo período letivo.

ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO – Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico (Bolsa Família, Auxílio Brasil e outros) com benefício em situação ativa e candidatos de família de baixa renda poderão solicitar isenção da taxa de inscrição, no período de 2 a 5 de maio, anexando a documentação necessária no formulário online.

NOME SOCIAL – Também no período de  2 a 5 de maio, candidato transgênero, travesti ou transexual poderá solicitar o uso de nome social, que é como se identifica e é socialmente reconhecido.

COTAS – Candidatos pretos, pardos ou indígenas que desejem concorrer às vagas destinadas a cotas específicas (SC2, SC2-PcD, SC4 E SC4-PcD) deverão realizar, de 10 de maio a 8 de junho, o procedimento de heteroidentificação na página http://selecao.ifpi.edu.br. O procedimento consiste em uma análise a ser realizada pela banca de Validação de Autodeclaração Étnico-racial. Candidatos que não realizarem este procedimento dentro do prazo previsto, perderão direito ao uso das cotas e concorrerão em ampla concorrência.

cidadeverde.com