Comprar um pacote de arroz por 444 WiBX (R$ 20) ou um quilo de tomate por 138 WiBX (R$ 6,22) pode soar estranho à maioria dos consumidores que conferem os preços nas gôndolas dos supermercados. Impacto que já não surpreende os clientes de uma das lojas da rede Shibata de supermercados em São José dos Campos (SP), que adotou a criptomoeda como forma de pagamento.
Na unidade do Shibata onde, por exemplo, o quilo da coxa e sobrecoxa custava 276 WiBX (R$ 12,90) no início de março, o criptoativo também está na boca dos caixas ao questionarem os clientes em relação à forma de pagamento, conforme noticiou o Uol.
A rede de supermercados paulista é uma das sócias da startup Wiboo, criadora do WiBX, o que envolveu um aporte de R$ 15 milhões na empresa de tecnologia pelo Shibata no ano passado. O que permitiu a expansão da plataforma e de sua moeda-base por todo o Brasil.
Para se ter uma ideia do crescimento da criptomoeda no Brasil, o WiBX foi responsável por R$ 178 milhões em negociações em março do ano passado na Mercado Bitcoin, onde o primeiro utility token do país é listado.
A popularização do WiBX junto aos consumidores do Shibata é feita por meio de convites e promoções envolvendo a instalação do aplicativo, quando as carteiras recém-criadas são creditadas com R$ 5 em WiBX. Entre as ações de maketing também estão o recebimento de cashback (dinheiro de volta) quando o cliente compartilha o link do aplicativo com amigos ou quando faz compras em dinheiro e recebe créditos em WiBX, por exemplo.
O consumidor não precisa comprar nada para ganhar cashback na nossa moeda. Basta compartilhar o produto nessas ativações com amigos e familiares. Usamos esses nanoinfluenciadores para que sejam a nossa mídia de distribuição de conteúdo e promoções, acrescenta o diretor-executivo e fundador da Wiboo, Pedro Alexandre dos Santos ao revelar que a startup está prestes a fechar parceria com outras três redes de supermercados.
Os pagamentos em WiBX no Shibata são feitos a partir da geração de QR Code na tela dos computadores dos caixas, porque o criptativo está intergado ao sistema de pagamentos da rede de supermercados.
Segundo o diretor comercial e de marketing do grupo Shibata, Eric Shibata, todas as 27 lojas , distribuídas pelo estado de São Paulo, terão o WiBX como forma de pagamento ao argumentar que:
Nós acreditamos que é uma tendência global. A forma simplificada de pagamento é muito equivalente ao Pix. Não tem ruído nem atritos.