O novo Boletim Observatório Covid 19 Fiocruz aponta que a “terceira onda” da pandemia no Brasil, com o predomínio da Ômicron entre os casos, está em fase de extinção. A análise mostra a manutenção da tendência de queda de indicadores de incidência e mortalidade por covid, assim como as hospitalizações. Pela primeira vez, desde maio de 2020, nenhum estado superou a marca de 0,3 óbitos por 100 mil habitantes.
A taxa de letalidade permaneceu em valores próximos a 0,8%. Ao longo de 2021, o indicador oscilava entre 2% e 3%. A análise considera o período de 20 de março a 2 de abril.
Os cientistas alertam, no entanto, que esse quadro não significa o fim da pandemia e pode ser alterado caso surjam novas variantes mais letais ou que escapem da imunidade provocada pelas vacinas.
O pesquisador do Observatório, Raphael Guimarães, ressalta que o desafio agora é manter o cenário favorável e para isso destaca o papel da vacinação principalmente em crianças e idosos que devem completar o esquema vacinal.
Os pesquisadores também alertam para a necessidade de continuar usando máscaras em ambientes fechados. A análise ainda indica que esse é o momento ideal para uma readequação do sistema de saúde e para atender às demandas de saúde que ficaram represadas durante a alta de casos da covid.
Edição: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde