Somente no primeiro trimestre deste ano, o Ministério da Saúde enviou para o estado do Piauí 1.843.080 doses de vacinas contra a covid-19. Sendo, 724.880 doses da Pfizer, incluindo a pediátrica e a adulta; 503.500 da Janssen278.200 da Coronavac; e 336.500 doses da vacina Astrazeneca. Nesse montante, há tanto doses destinadas ao público infantil quanto para reforçar a vacinação da população adulta.

Os detalhes da distribuição estão nos informes técnicos de números 74 a 96, divulgados no portal do Ministério da Saúde.

O Superintendente Estadual do Ministério da Saúde no Piauí, Ferdinand Feitosa, explica que, desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a covid-19, o Ministério da Saúde tem enviado constantemente doses de vacinas aos estados. “A Rede de Frios do SUS, que é coordenada pelo Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, funciona 24 horas por dia em todos os dias da semana, inclusive durante a madrugada quando da chegada de voos com lotes de vacinas. Tudo, não só para permitir que as vacinas cheguem aos braços da população, mas para que cheguem com a qualidade atestada pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, dentro das temperaturas ideais”.

O painel epidemiológico covid-19 da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí (Sesapi) registrava na terça-feira, 5, um total de 7.072.556 doses aplicadas em todo o estado. O painel apontava ainda que 92,9% da população alvo havia tomado a primeira dose, 82,4% estava com a imunização completa e 40,2% da população já havia tomado a dose de reforço. Somente com relação às crianças de 5 a 11 anos, o percentual de cobertura vacinal era de 79,3% com a primeira dose e de 24,5% imunizados com a segunda dose.

 

Meio Norte