A Secretaria de Saúde de Picos, através do Posto de Assistência Médica (PAM), juntamente com o Programa de Saúde da Família, diagnosticou nove casos da tuberculose em 2022. A Secretaria triplicou o número de diagnósticos da doença em relação ao ano anterior. O mês de março é voltado para o controle da tuberculose.
De acordo com o Coordenador do PAM, Gilberto Valentim, o município de Picos teve um grande avanço no controle da doença. “Em 2021, avançamos bastante no controle da doença, chegamos praticamente a triplicar o número de casos em relação ao ano de 2020, mesmo em plena pandemia. E agora, no primeiro trimestre de 2022, a gente já tem nove casos: sete casos ativos de tuberculose pulmonar e dois casos da infecção latente da doença”, explicou o Coordenador.
O Coordenador ainda faz um alerta à população para ficarem atentos aos principais sintomas da doença. “Quero chamar atenção da população para os sinais dos sintomas, esse mês é dedicado ao combate à tuberculose. Então, quais são os sintomas da doença? Tosse há mais de duas semanas, podendo haver sangue; Dor ao respirar ou tossir; Febre baixa; Suor frio; Sensação de falta de ar e perda de peso sem causa aparente”, alertou.
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente os pulmões, mas também pode acometer órgãos como ossos, rins e meninges. Segundo a OMS, um terço da população mundial está infectada pelo Mycobacterium tuberculosis e em risco de desenvolver a doença. Há cerca de 8,8 milhões de doentes e 1,1 milhão de mortes por ano.
A porta de entrada para o diagnóstico da doença é Atenção Básica, e logo após, os pacientes são encaminhados para o Posto de Assistência Médica. O PAM funciona de segunda a sexta-feira das 07:30h às 13:00h.
CCOM/PMP