O vereador Hugo Victor (MDB) atuou em temperatura máxima na sessão da última quinta-feira feira (16). A irritação do parlamentar teve início após seu colega de partido e ex-aliado, Evandro Paturi, pedir vista em um projeto de lei de autoria do executivo. O emedebista queria que o vice-presidente da Casa Legislativa, Pedro Pio (Progressistas), submetesse o pedido para a apreciação do plenário, mas sua solicitação não foi acatada pelo progressista.
Batizou
Após a recusa de Pedro Pio, o emedebista subiu o tom e acusou o presidente dos trabalhos de não ter respeitado o Regimento Interno da casa. Hugo abanou o plenário e classificou a câmara com o nome de dois espaços que também começam com a letra “C”. A coluna oferece um prêmio surpresa para quem adivinhar os nomes, mas já adianta, não foi campo e nem caverna.
Sem som
Antes de deixar o plenário, Hugo Victor teve o som do seu microfone cortado a mando do presidente, o vereador Pedro Pio. Um assistente assíduo da reunião do parlamento local lembrou que certa vez ele também ordenou que o operador de som cortasse o som de um vereador que no momento estava meio exaltado. Então disse o assistente : “Quem com ferro fere, com ferro é ferido”.
Perdoado
O vereador licenciado Afonsinho (MDB) esteve reunido com o ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, essa semana em Brasília. O que se comentava até bem pouco tempo era que o ministro guardava uma grande mágoa do parlamentar e não queria vê-lo nem pintado de ouro desde da época em que ele aderiu ao governo do então prefeito Padre Walmir Lima, à época, adversário ferrenho do ministro. Mas parece que o período quaresmal abrandou o coração do ministro e o levou a conceder o perdão ao parlamentar.
O que é isso companheiro?
Falta pouco mais de seis meses para eleição, mas na cidade Picos, a disputa por liderança já anda bem acirrada. Segundo a “Rádio Calçada”, como os integrantes dos grupos não votarão de forma casada para deputado estadual e federal, alguns cabos eleitorais estariam invadido o território amigo na caça ao voto para a Câmara Federal.
Preparando o caminho
O pré-candidato a deputado federal, Júnior Nobre (PSD), esteve reunido com o ministro chefe da Casa Civil e presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira. No encontro os dois políticos trataram da pré-candidatura de Nobre, como também de sua filiação ao partido do ministro.
Trânsito livre
Júnior Nobre detém trânsito livre em vários órgãos do Governo Federal. Na companhia do vereador licenciado, Afonsinho, Nobre aproveitou a viagem à Capital Federal para solicitar recursos na área social para o município de Picos.
Ganhou forma
A pré-candidatura do secretário de Saúde de Picos, Aldo Gil Medeiros (Progressistas), à uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), definitivamente ganhou forma. O progressista vem ganhando adesão constantemente, a mais recente aquisição veio do município de Pimenteiras. Lá, a atual prefeita, Maria Lúcia de Lacerda; o ex-prefeito, Antônio Venício do Ó de Lima, ambos do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), e o vereador e atual secretário municipal de Obras, Patrício Rolim, declararam apoio ao progressista.
Em busca da terra prometida
O pré-candidato à deputado federal, Jardiel Alencar, esteve visitando a cidade de Picos durante essa semana. Dizem por aí que um dos objetivos da visita do empresário à “Capital do Mel” teria sido tirar algumas certezas. O pré-candidato que saber se receberá a terra prometida por algumas figuras da política local ou se estas irão preferir devolver o punhado de sal recebido na eleição do ano passado.
Vai para as urnas
O geminianese Edmundo Galvão (Psol) vai colocar seu nome na urna mais uma vez. O bacharel em direito irá pleitear uma vaga na Câmara Federal na eleição deste ano. No pleito de 2018, Galvão também pleiteou o mesmo cargo e obteve 1.019 votos (0,06% dos votos válidos) e foi votado em 71 dos 224 municípios piauienses.
Desafio
Os vereadores Evandro Paturi (MDB) e Wellington Dantas (PT) não são poetas repentistas, mas travaram um verdadeiro desafio na sessão da quinta-feira (17). O tema da peleja entre os dois parlamentares era o andamento das obras do Governo do Estado na cidade de Picos. Enquanto o petista enumerava a quantidade executada e em andamento, seu ex-colega de partido e de bancada afirmava que a maioria está paralisada.
Retrucou
Wellington Dantas retrucou afirmando que as obras que ainda não foram conluiadas estão andando a todo vapor, com os operários trabalhando em ritmo acelerado, mas segundo Paturi, em quase todas as frentes de serviço, há mesmo funcionários trabalhando, mas são apenas os vigias.
O que será?
Segundo noticiou o jornal da ‘Rádio Calçada” em edição extraordinária, o ex-vereador Renato Ibiapina (PT), que deixou a cadeira na Câmara Municipal de Picos e passou a figurar como primeiro suplente do partido, ganhou um incentivo do Palácio Coelho Rodrigues.
A grande pergunta
O ex-parlamentar é ligado politicamente ao deputado Pablo Santos (MDB), mas segundo a emissora, ele recebeu o incentivo com o aval do emedebista. Resta agora saber de que forma o petista irá retribuir o estímulo recebido do palácio.