Após um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelar que mais de 500 mil pessoas estão com a terceira dose da vacina contra a Covid-19 em atraso no Piauí, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) está elaborando “busca ativa” deste público e reforçando o contato com os municípios para garantir a aplicação do reforço vacinal.
Em entrevista ao Jornal do Piauí nesta sexta-feira (18), o secretário Florentino Neto conclamou a população piauiense a voltarem aos locais de aplicação dos imunizantes dentro do intervalo vacinal estipulado no cartão de vacinação.
“Estamos motivando, junto com o apoio dos municípios, conclamando as pessoas para que, do jeito que fizemos com as outras obrigatoriedade de vacina, possamos fazer também com essa. que é a dose de reforço […] as pessoas vieram para a primeira, para a segunda e agora precisam voltar para a terceira”, enfatizou o gestor.
Por conta do grande número de pessoas sem a dose de reforço da vacina contra o coronavírus, integrantes do Comitê de Operações Emergenciais (COE) do estado recomendaram ao Governo do Piauí a inclusão da exigência da terceira dose no “passaporte da vacina”, que atualmente só considera obrigatório o esquema vacinal com duas doses.
Com mais de 87% da população já imunizada com duas doses da vacina contra a Covi-19, Florentino Neto admitiu que embora o índice em relação a dose de reforço esteja, em cerca de 36%, pontuou é uma realidade vivida por outras unidades da federação. “O que vamos fazer agora é reforçar o chamamento, fazer uma busca ativa”, enfatizou.
Devolução de doses
Durante a entrevista, o secretário de Saúde ainda negou a informação de que municipios piauienses estariam devolvendo doses fora do prazo de validade por conta da baixa procura pelos imunizantes. Em nota ao Cidadeverde.com, a assessoria de imprensa da Sesapi confirmou que não houve remissão de vacinas por conta dessa situação.
Além disso, a pasta informou que está solicitando ao Ministério da Saúde o envio de mais 80 mil doses pediátricas contra a Covid-19 para a imunização população entre 05 e 11 anos do estado.
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria de Estado da Saúde, através da Coordenação de Imunização Covid-19, informa que não houve devoluções de imunizantes no ano de 2022. A Sesapi reitera o compromisso com a distribuição e prestação de apoio aos municípios em todo o processo de vacinação contra a doença.
A Sesapi está é solicitando ao Ministério da Saúde mais 80 mil doses de vacina Pfizer pediátrica para atender a população de 05 a 11 anos.
O Piauí vacinou até agora 99, 78% da população elegível com a primeira dose, 87,31% com a segunda dose e 42,46 com a dose de reforço.
Breno Moreno (Com informações do Jornal do Piauí)
redacao@cidadeverde.com