Início Destaque Reunião discute viabilidade de implantação de tratamento oncológico em Picos

Reunião discute viabilidade de implantação de tratamento oncológico em Picos

Aconteceu na noite desta sexta-feira (11), na residência do médico patologista Dr. Gilberto de Alencar Nunes, no bairro Canto da Várzea em Picos, uma reunião informal onde foi discutida e avaliada a viabilidade da implantação do serviço municipal de tratamento oncológico no município.

Durante o encontro, foram abordados os critérios necessários para que aconteça o credenciamento de prestação deste serviço e os pontos favoráveis existentes no município, como por exemplo, a grande população da região que precisa se deslocar até a capital do estado ou à cidade de Oeiras para serem atendidas pelo serviço oferecido pelo estado.

Ficou encaminhado que a discussão sobre o tema será ampliada com os demais seguimentos da sociedade e já uma próxima reunião com a presença do secretário municipal de Saúde, Aldo Gil, que por motivos de saúde não poder comparecer.

De acordo com o prefeito Gil Paraibano, no que depender da gestão municipal, todos os esforços serão feitos. “É louvável a ideia do Dr: Gilberto, esse serviço é de fundamental importância e o que for de responsabilidade da prefeitura para que esse projeto se torne realidade, será feito”, declarou.

De acordo com Gilberto Nunes, a ideia inicial é habilitar o município junto ao Ministério da Saúde para que serviço seja municipalizado. “A nossa intenção é conveniar o município para ele ofereça o tratamento para a macrorregião, e diminuir o sofrimento dos usuários que têm que viajar até Teresina para serem atendidos”, disse ele.

Ainda segundo o médico, caso sejam esgotadas todas as tentativas para a oferta do serviço, seja oferecido sobre responsabilidade da gestão municipal e que será pensado na possibilidade que um investimento privado para operacionalizar a execução atendimento. Também participaram da reunião os vereadores Dedé Monteiro, Gilson Nunes e Toinho de Chicá.