Quem vai se livrar das presas da porca?
O município de Picos terá seis postulantes à cadeira na Assembleia Legislativa do Estado do Piaui. Concorrerão às vagas os atuais deputados Nerinho (PTB), Severo Eulálio e Pablo Santos, ambos do MDB. Entrarão também na disputa os Progressistas Thales Pimentel, prefeito de Paquetá o e secretário de Saúde Picos, Aldo Gil, e também o médico Gutemberg Rocha (MDB).
Balcão de aposta
Já há na cidade um balcão de aposta para ver quem acerta a ordem de votação dos postulantes. Segundo um experiente observador da cena política local, o resultado das urnas poderá trazer surpresas com dois novatos conquistando o posto e um veterano sendo garfado pela leitoa.
Pacotão
Já é dado como certo o desembarque dos deputados estaduais Firmino Paulo, Oliveira Neto, Janainna Marques, Netinho, Hélio Isaías, Flávio Júnior e Fábio Xavier, no Partido dos Trabalhadores. O PT irá receber também o deputado Flávio Nogueira, e o ex-governador Wilson Martins. Os dois reforçaram a chapa federal da legenda
E os ranzinzas?
Com a chagada de tantos nomes de identidade ideológica que passa a quilômetros de distância da doutrina petista, como ficarão os xiitas da legenda, se é que ainda existem, já que alguns nomes de menor expressão que pleiteariam candidaturas terão que ceder espaço para os recém-chegados?
Carta Branca
Segundo os comentários de uma fonte que faz parte da intimidade do governo, o governador Wellington Dias recebeu carta branca da direção da sigla para adotar a estratégia que acha mais viável para manter no grupo no poder.
Aquisição
Recentemente Aldo Gil recebeu a adesão do vice-prefeito de Campo Grande do Piauí, Dr. Elias Ramos (PSD), ao seu projeto de conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí.
Aquecimento
A coluna recebeu informações de que dois prefeitos da grande região de Picos vão fortalecer a pré-campanha do secretário Aldo Gil nos próximos dias. Pelo visto, o progressista vem aumentando muito a sua influência na região. E nas palavras da mesma fonte “A eleição é uma corrida de resistência, e Aldo Gil até agora só está aquecendo o motor”.
Não vingou
Com a federação cruzada entre MDB e PSD, parece que a pré-candidatura do ex-presidente da Sociedade Esportiva de Picos (SEP), Rodrigo Lima (MDB), virou bufa de alma. O cartola havia colocado seu nome à disposição do partido e tinha o apoio incondicional de um ex-integrante, que mesmo tendo deixado a política, dizem que ainda detém muita força. Rum, quem será essa figura?
Oficializou
O policial rodoviário federal, empresário e político, Junior Nobre, confirmou sua pré-candidatura à Câmara Federal pelo Progressistas. Para fazer o anúncio, Nobre promoveu um almoço que contou com a presença do prefeito da cidade, Gil Paraibano, do pré-candidato ao Senado, Joel Rodrigues (Progressistas), e do secretário municipal de Saúde e pré-candidato a deputado estadual, Aldo Gil (PP), além de amigos, familiares e incentivadores do projeto político do empresário.
Retornou
Quem retornou para o quadro do MDB foi o médico neurologista, Gutemberg Rocha. Ele pretendia disputar uma vaga na Assembleia Legislativa pelo PSD, mas como ocorreu uma federação cruzada entre as duas siglas, Gutemberg teve que fazer o caminho de volta. A mudança de partido não diminuiu o entusiasmo do pré-candidato ele vem demostrando muita confiança que obterá êxito no trabalho que vem fazendo.
De casa nova
O coronel Edwaldo Viana trocou o Solidariedade pelo Partido Liberal. O militar da reserva irá pleitear uma vaga à Câmara Federal pelo partido do Presidente Jair Bolsonaro. Sua antiga legenda liderada pelo deputado estadual Evaldo Gomes, é alinhada com o governador Wellington Dias (PT), e certamente não iria abrigar a candidatura do coronel que possui um viés conservador.
Não engoliu
Em Dom Expedito Lopes, o empresário Dannúbio Araújo (Progressistas) não digeriu bem o fato do seu partido ter negociado o apoio do prefeito da cidade Walmir Barbosa (Republicanos), sem o seu conhecimento.
Mostrou seu valor
O gestor é o principal adversário do empresário no âmbito local. Parece que Dannúbio recebeu como uma desfeita por parte do senador Ciro Nogueira. Ele então não pensou duas vezes em mostrar o seu valor e decidiu mudar de time, e declarou voto na chapa encabeçada pelo secretário de Fazenda, Rafael Fonteles (PT), e em Florentino Neto e Severo Eulálio para deputado federal e estadual, respectivamente.
À pão e água
O prefeito municipal de Wall Ferraz, Guilherme Maia, disse que o governador Wellington Dias (PT) trata o seu município com desprezo. Segundo o gestor, as poucas ações implementadas pelo Governo do Estado na cidade, ocorreram apenas em época de eleição. De acordo com ele, várias promessas lhe foram feitas, mas não saíram do papel.