O ex-prefeito Walmir Lima (Sem Partido), literalmente falando, está com um pé em cada palácio. O ex-gestor detém indicações no palácio de Karnak – sede do Governo do Estado – e também no Coelho Rodrigues, que sedia o poder municipal da Capital do Mel.
Os felizardos
Integram a gestão municipal com a tutela do ex-prefeito, Raniery Lima, na coordenação do Fundo Municipal de Iluminação Pública, e Marinava Silva, que no início da administração assumiu a Secretaria de Trabalho e Ação Social, mas foi remanejada recentemente para a pasta do Planejamento.
O escolhido
Já na esfera estadual, com a interseção do deputado Severo Eulálio (MDB), o religioso conseguiu emplacar mais um pupilo. Assumiu a coordenação da 4ª Ciretran sediada na cidade de Picos, o ex-ouvidor geral do município, Ykaro Bruno Santana.
Perdeu o dote
O órgão era gerido por Wesley da Silva Barros, sobrinho do vereador em exercício Evandro Paturi (MDB). Como o emedebista bateu asas e pousou no segundo andar de um edifício situado na Rua Marcos Parente, N.º 155, perdeu o dote que havia recebido do governador Wellington Dias.
Como fica?
Resta saber como irá se comportar agora o vereador. Reza a lenda que o compromisso que ele fechou com o secretário de Saúde não estava incluso votos para a Câmara e Senado, e ele votaria no deputado Francisco Costa (PT) e em W Dias. E agora, após a canetada de sua excelência, essa possibilidade será que ainda existe?
Se antecipou
O vereador Afonsinho (MDB) se licenciou do mandato parlamentar para realizar tratamento de saúde. De acordo com o parlamentar, ele está com uma pequena lesão no quadril. Segundo Afonsinho, seu médico sugeriu que ele desse uma pausa nas atividades para tratar a lesão. O emedebista informou à coluna que o seu ortopedista lhe fez várias recomendações, dentre as quais, que evite subir escadas. Mas ainda bem que o diagnóstico médico só saiu após ele ter subido as escadarias palacianas.
Na estrada
A “caravana da mudança”, composta pelo o ex-prefeito de Teresina Silvio Mendes (PSDB), Iracema Portela (Progressistas), e Joel Rodrigues (Progressistas), que integram a chapa majoritária do grupo de oposição, cumpriram agenda essa semana na região de Picos. O grupo visitou vários municípios com o objetivo de sentir o clima junto ao eleitorado.
Bom de gogó
Se depender de gogó, o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues (Progressistas), irá levar a vaga de senador pelo Piauí na eleição deste ano. Nos municípios visitados pela caravana da oposição, muita gente ficou encantada com o discurso do prefeito. Mas como diz um trecho da música lírico-romântico-poético do cantor Zé Geraldo, “Palavras são palavras”, que muitas vezes não dizem nada. Vamos aguardar o resultado das urnas.
Não assumiram
Nenhum dos integrantes da caravana da oposição mencionaram o nome do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas andanças que fizeram. A deputada Iracema Portela se limitou a dizer que o objetivo dos oposicionistas na campanha será discutir os problemas os problemas do Estado do Piaui.
Teve Mimimi
Em Picos teve eleitor do presidente chiando pelo fato de o grupo não assumir o mito. Alguns deles foram categóricos, caso não defendam o governo Bolsonaro, o voto aqui no estado será repensado.
Anfitrião
O secretário municipal de Saúde de Picos, Aldo Gil, que é pré-candidato à deputado estadual, recepcionou os integrantes da caravana em sua residência onde ofereceu um jantar de confraternização. O progressistas vem demostrando muita desenvoltura e parece ser a principal aposta do partido na região. Segundo experientes pessoas próximas à ele, o jovem político possui os pré-requisitos para se tornar um grande líder na região.
Gostou do que viu
O prefeito de Paquetá do Piauí, e pré-candidato à deputado estadual, Thales Pimentel, avaliou de forma bastante positiva a receptividade da população dos municípios visitados. Segundo o gestor, em cada visita fica explícito no olho de cada cidadão e cidadã piauiense o sentimento de mudança.
Recomeço
As eleições de 2022 prometem trazer de volta ao cenário político alguns nomes que estavam afastados de cargos eletivos há alguns anos. O ex-deputado Cláudio Tadeu Fonseca Maia (Progressistas) é um exemplo disso. Tadeu Maia já se movimenta em busca de apoio nos municípios da região de Picos, que sempre foi sua maior base eleitoral.
Otimista
O ex-deputado Maia Filho (Solidariedade) tem demostrado muito otimismo com sua pré-candidatura à Câmara Federal. Ele está otimista com a estratégia adotada pelo partido para a disputa da chapa proporcional. A legenda não abrigou nenhum deputado detentor de mandato e todos postulantes disputarão a vaga em pé de igualdade.
Visita
Quem também visitou a “Capital do Mel” foi o secretário de estado de saúde do estado do Piauí, Florentino Neto (PT), ele cumpriu agenda política neste sábado (05). O petista se reuniu com o vereadores “Rinaldinho” (MBD), Valdivia Santos (PT), suplente de vereador Marcos Buriti (PTB), e o empresário Ruzinaldo Barros, que são seus principais apoiadores no município e ainda com dezenas de lideranças políticas e comunitárias, incluindo os integrantes do Diretório Municipal do PDT, liderado pelo advogado Glauber Silva.
Deixou a base
Embora as atenções estejam todas voltadas para o pleito estadual em Massapê do Piauí, a política local continua acirrada. O mais novo episódio ocorreu neste final de semana com uma baixa na base aliada do prefeito Rivaldo Carvalho (Progressistas). O vereador José Doroteu, o popular “Filô” rompeu politicamente com o grupo governista, que lá é liderado pelo ex-prefeito Chico Carvalho.
Enxergando longe
Segundo informações vindas do vizinho município, a adesão do vereador faz parte de um ambicioso projeto que está sendo moldado pelo principal líder da oposição no município, o Dr. Wilton Coutinho, a fim de desbancar o ex-gestor no pleito municipal de 2024.