Dos 224 municípios piauienses, apenas São Gonçalo do Gurguéia e Lagoa do Barro do Piauí já conseguiram imunizar 100% de suas populações com duas doses ou a aplicação da dose única da vacina contra a Covid-19 até a tarde deste domingo (27), é o que revelam os dados disponibilizados no Vacinômetro da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).
O painel mostra que em Lagoa do Barro do Piauí, onde a população total é de 4.655 pessoas, foram aplicadas 5.282 primeiras doses, 4.831 segundas doses e 70 doses únicas. Considerando as 2.441 doses de reforços, que deixa a cidade acima dos 52% neste quesito, a cidade aplicou um total de 12.624 vacinas contra o coronavírus.
Já em São Gonçalo do Gurguéia, onde a estimativa populacional é de 3.041 habitantes, foram aplicadas 3.683 primeiras doses, 3.050 segundas doses e 71 doses únicas de imunizantes contra a Covid-19. Por outro lado, apenas 429 pessoas do município haviam recebido a terceira dose da vacina, ou seja, pouco mais de 14% da população.
Somando as duas doses e doses únicas, ambos os municípios superam os 100% de cobertura vacinal dos seus habitantes. Segundo a Sesapi, isso acontece porque foram aplicadas mais doses que a estimativa populacional inicial, realizada de acordo com dados do IBGE. Além disso, a pasta ressaltou que os frascos de alguns imunizantes, como o da Pfizer, possuem mais doses do que o previsto.
Nas cidades de Brejo do Piauí, Coivaras, Geminiano, Jatobá do Piauí, Olho D’Água do Piauí
Sebastião Leal e Teresina, o percentual de pessoas que já haviam recebido as duas doses ou a dose única de imunizantes contra a Covid-19 está acima dos 90%. Em todo o estado, este índice é pouco mais de 78%.