O município de Geminiano se prepara para a volta às aulas presenciais. No próximo dia 03 de março, 87 professores e cerca de 1 mil alunos matriculados nas 13 escolas da Rede Pública Municipal de Ensino retornam às salas de aula.

Depois passados dois anos de ensino à distância, o momento é muito aguardado por toda a comunidade escolar.

Em preparação, nesta quarta-feira, 23, a Secretaria Municipal de Educação realizou o primeiro encontro do ano com os professores da Rede. O evento aconteceu na Escola Municipal Joaquim Antônio de Araújo, com o tema “O retorno é um recomeço”, que faz referência à retomada das aulas presenciais.

O evento tem como objetivo planejar as ações pedagógicas para o ano letivo 2022 a partir dos desafios do processo de ensino e aprendizagem pós-pandemia. Na programação, que se estende até a próxima sexta-feira, 25, palestras com Railton Pinheiro; Rogeania Alves e Fernando Gutman e Késia Mesquita, bem como, encontros de planejamento.

A cerimônia de abertura da Jornada Pedagógica contou com as presenças da secretária de Educação, Érica Carvalho, além de representantes de diretores, professores e alunos.

Alunos realizaram uma apresentação cultural ao som da música “Tempos modernos”, do cantor Lulu Santos.

A primeira palestra da Jornada foi ministrada pelo coordenador-geral da Secretaria de Educação, Railton Pinheiro, que é pedagogo, assistente social, especialista em gestão e supervisão escolar e docência no ensino de libras.

Em entrevista, a secretária de Educação falou sobre os preparativos para a volta às aulas. “Estamos reformando, ampliando e adaptando as escolas para receber os alunos, os ônibus estão passando por manutenção, tudo isso para receber os nossos nos alunos com segurança.”, disse.

A gestora aposta nas aulas presenciais para recuperar o tempo perdido. “É muito desafiador, mas é ainda maior a esperança e a alegria de ver o rosto das nossas crianças e adolescentes, associado ao desejo de voltar a oferecer o ensino da melhor forma, que é com aulas presenciais.”, pontuou.

Piso salarial

Como uma medida de valorização dos professores da Rede Municipal de Ensino, a gestão do prefeito Erculano Carvalho concedeu um reajuste do piso salarial do magistério de 35%, acima do piso nacional dado pelo Governo Federal, que foi de 33,24%.

O Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo Municipal foi enviado à Câmara Municipal e aprovado pelos vereadores em sessão realizada na manhã desta terça-feira, 23.

“É um reconhecimento da gestão ao trabalho que é realizado pelos professores. Somos gratos a tudo que eles nos ajudam a realizar. A gente acredita que, com esse incentivo, essa valorização, eles darão ainda mais em prol da qualidade do ensino.”, pontuou Érica.

Sede da Secretaria

Outro grande investimento que está sendo feito pelo Governo Municipal é a construção da sede própria da Secretaria Municipal de Educação com auditório. As obras estão em fase de conclusão.

 

Cidades na Net