Algumas áreas da cidade de Floriano já sofrem com o transbordamento do Rio Parnaíba nesta segunda-feira (3). Na avenida Esmaragdo Freitas, no bairro São Cristóvão, o nível do Velho Monge já ultrapassou o da pista, provocando alagamento no local.
De acordo com o último boletim do Sistema de Alerta de Eventos Criticados (Sace), divulgado nesta tarde (3) pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o Rio Parnaíba vai superar a cota de inundação por volta das 21h de hoje.
Na última medição, realizada pelo órgão por volta das 13h no ponto de monitoramento instalado em Barão de Grajaú, cidade do Maranhão vizinha à piauiense, o nível do rio era de 863cm, próximo a de inundação, que é 898cm.
Ações
Por conta disso, o prefeito de Floriano, Joel Rodrigues, reuniu parte do seu secretariado na manhã de hoje (3) para discutir o cenário e planejar ações. “A nossa preocupação se concentra em alguns pontos que podem ter refluxo das águas, com a cheia do rio e com o acúmulo de águas das chuvas intensas, já que a nossa cidade é cortada por muitos riachos e pontos mais baixos podem ser prejudicados”, pontuou.
Além da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Assistência Social, equipes da pasta de Infraestrutura também foram acionadas para agir em qualquer necessidade. “Não há mais o risco da população ser afetada, porque os moradores da zona ribeirinha foram transferidos ao longo dos anos para os cojuntos habtacionais que foram feitos, mas estamos fazendo monitoramento na cidade. Há alguns trechos onde o asfalto foi danificado e que não dá pra fazer reparos enquanto estiver chovendo”, concluiu Nilson Ferreira.
Foto: Prefeitura de Floriano
Chesf aumenta vazão em Boa Esperança
A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou na tarde desta segunda-feira (3), que decorrência da continuidade da previsão de ocorrência de chuvas na Bacia do Parnaíba e, visando ainda a manutenção de volume de espera para controle de cheias no reservatório da Barragem de Boa Esperança, as defluências foram elevadas de 1.600 m³/s para 2.000 m³/s, desde às 14h.
Segundo a Chesf, a medida é em razão das fortes chuvas ocorridas na manhã desta segunda-feira. O reservatório apresentou, às 7h, a cota 303,18 e um armazenamento correspondente a 83,8% de Volume Útil (V.U.).
“A Chesf ressalta que, com o objetivo de mitigar possíveis impactos da elevação de vazões, é imprescindível que seja fortemente evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação. Destaca, ainda, que a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores, em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio Parnaíba”, informa a Companhia.
Breno Moreno
redacao@cidadeverde.com