O projeto Amigos da Comunidade ficou, aproximadamente, 02 anos parado em resultado à pandemia causada pelo COVID-19. No entanto, o projeto retorna respeitando todas as normas de sanitização, lançando o edital para inscrição e seleção de voluntários para trabalharem em diferentes áreas como logística, fisioterapia, farmácia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, odontologia, enfermagem e medicina.
A edição do Amigos Itinerante de 2022 acontecerá nos dias 21 e 22 de janeiro na cidade de Paquetá do Piauí – PI. A primeira fase, de inscrições, irá até o dia 14 de dezembro de 2021 e será através de um formulário eletrônico. Na segunda fase, os voluntários irão passar por uma entrevista online. Lembrando que para se voluntariar é necessário estar matriculado em curso superior. O resultado daqueles que passaram das duas fases será divulgado no Portal Boletim do Sertão.
Por ainda estarmos em meio à pandemia, os voluntários terão que tomar algumas medidas para prevenção à COVID-19. Absolutamente todos devem apresentar a carteira de vacinação, o uso de máscara é obrigatório e o distanciamento social.

1° Edição do Amigos Itinerante
A última edição ocorreu em janeiro de 2020. Foram três dias de atendimento; o último dia do evento (sábado), foi destinado para atendimento especializado com pessoas que já tinham marcado previamente. O evento aconteceu no município de Geminiano-PI nas Unidades Básicas de Saúde: Central, Uberlândia, Dr. Doca e no bairro Samambaia.
Foram 200 voluntários de diferentes áreas, desde a Saúde à Logística, foram mais de 500 pessoas atendidas, computando 2.000 atendimentos, uma vez que as pessoas passaram por mais de uma área, computando assim esse total de assistência. O projeto não busca fins lucrativos, todos que estão envolvidos são voluntários e visão trazer o melhor para a comunidade. Essa iniciativa, se faz como grande potencializador das capacidades técnico-científicas dos alunos pertencentes a área da saúde, pelo fato de propiciar aos mesmos práticas de suma importância para a sua formação e para que o profissional em questão tenha uma maior formação no sentido de contato humanista de sua profissão.

ASCOM/ Carolina Santos