O governo do estado estuda a possibilidade de não publicar portaria com protocolo para os eventos-teste, devido os indicadores de transmissão estarem em queda. Outra medida que o governo analisa é a de ter um “Natal sem máscara”. As novas medidas estarão no novo decreto que está sendo formatado para valer a partir de dezembro. O último decreto vale até o dia 28 deste mês.

A equipe da Vigilância Sanitária em parceria com o COE (Comitê de Operações Emergenciais de Combate a Covid-19) já tinha aprovados as medidas restritivas para o evento-teste. Entre as exigências estava de cartão de vacinação com duas doses ou uma dose de vacina e um teste 48h confirmando o exame negativo. O evento-teste valeria para qualquer produção, mas a primeira seria na Expoapi.

O portal Cidadeverde.com conversou com lideranças ligadas ao governo, que trata sobre o assunto, e admitiram que o governo iria recuar na realização dos eventos-teste. A justificativa é que os indicadores de transmissão e de internações hospitalares estão em queda e não precisaria do monitoramento neste momento da pandemia.

O governo aguarda os indicadores e poderá ter alteração no novo decreto de dezembro.

Liberar o uso de máscara

O governador Wellington Dias (PT), antes de viajar para Glasgow, na Escócia, tinha adiantando que só iria liberar o uso de máscara em ambientes abertos com aval do COE. Wellington Dias está de quarentena no Reino Unido após ser diagnosticado com covid-19 ao participar da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP26. A previsão é que o governador retorne ao estado no próximo dia 19.

As lideranças acreditam que se as taxas continuarem em queda há chances do novo decreto desobrigar o uso da proteção facial em ambientes abertos. Ainda não há definição e o governo só baterá o martelo no final do mês.

Cidade Verde