Previsão de chuvas nos próximos meses em Picos Foto: reprodução

A região de Picos tem dia nublado e confirma previsão de trimestres chuvosos este ano, segundo o climatologista e professor de climatologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Werton Costa.

“Primeiro que nós estamos observando uma confirmação do grau de assertividade da previsão da meteorologia nacional. Há três meses, a previsão já vinha apontando a possibilidade de trimestres chuvosos, mesmo no B-R-O BRÓ, período mais seco, nós teríamos várias ocorrências de chuva. Desde agosto nós temos observado essa mudança, claro, é uma mudança associada a um incremento de calor, a sociedade picoense também reclamou muito dos excedentes de calor, a gente atingiu por diversas vezes o pico, ultrapassando, às vezes, os 40º de sensação térmica, mas essas chuvas estavam previstas pela modelagem nacional”, disse.

De acordo com o climatologista, as previsões apontam um período chuvoso bastante favorável, principalmente para os pequenos agricultores, que dependem das chuvas para o plantio. Werton fala que neste mês de novembro terá um marco positivo na região com boas quantidades de chuva.

“Novembro marca uma guinada muito importante no sertão, ou seja, nós teremos um aumento da nebulosidade, creio que já estão observando que há uma quantidade maior de nuvens no céu, isso tem um lado positivo e um lado negativo. Embora as nuvens possam refletir uma parte da radiação ultravioleta, elas aumentam a sensação de abafamento, então nesse mês de novembro, nós ainda vamos sentir com muita intensidade esse calor. As temperaturas de termômetro ainda vão estar entre 36 e 38º, e a sensação térmica pode ser um pouco maior. O grande diferencial é que nós vamos ter a cobertura de nuvens, e quanto maior a cobertura de nuvens no céu, maior a possibilidade de chuva, e isso é um alento para quem está sofrendo com o calor”, explicou.

Werton Costa afirmou que para 2022, a previsão é de um bom volume de chuva para o Nordeste.

O professor alertou a população para a incidência de descargas elétricas. “Nós ainda temos muitas chuvas com descarga elétrica e nós tivemos um ano com muitos episódios de letalidade, de pessoas que perderam a vida porque estavam no lugar errado, no momento errado, então é fundamental evitar qualquer terreno livre, qualquer área livre, campo de futebol, área rural, piscina, praia. Essas áreas abertas favorecem, durante a formação dos temporais, as cargas elétricas, e a carga elétrica sempre busca o ponto mais alto, e pode ser uma pessoa. E no mais, evite se abrigar embaixo de árvore, e nem ficar em varanda ou janela, e estando dentro de sua residência, jamais manuseie, por exemplo, o aparelho celular ligado à rede elétrica. Essas dicas devem ser rigorosamente seguidas para evitar transtornos e riscos à vida das pessoas”, concluiu.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA COM WERTON COSTA

O