A Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) divulgou nesta quarta-feira (27) uma lista com as 20 cidades do Piauí que registraram aumento de casos de Covid-19 nos últimos dias. Os dados são do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Piauí (CIEVS-PI).
Os dados foram registrados até o dia 25 de outubro. O município de Curralinhos, que tem pouco mais de 4 mil habitantes aparece em primeiro lugar, com 73 novos casos nos últimos dias, segundo a Secretaria de Saúde da cidade.
Considerando a taxa de incidência, isso representa 1340 casos para cada 100 mil habitantes. De forma simples, isso quer dizer que a cada 100 moradores da cidade, pelo menos 1 está com Covid. A cidade registrou 424 casos em toda a pandemia sendo 73 apenas nos últimos dias.
Logo depois aparece o município de Caldeirão Grande do Piauí, que teve a incidência de 1.175 casos novos para cada 100 mil habitantes, que também indica uma média de uma pessoa infectada para cada 100 moradores. A cidade tem cerca de 5,6 mil moradores, com cerca de 60 casos confirmados.
A coordenadora do Cievs, a epidemiologista Amélia Costa, afirmou que o fato da população ser pequena colabora para que o índice fique ainda mais elevado, pois os dados levam em consideração a quantidade de habitantes e o de novos casos.
“Nestes dois municípios registramos uma incidência acima de mil para novos casos a cada 100 mil habitantes. O fato da população ser pequena colabora para que o índice fique ainda mais elevado”, afirmou.
A situação nesses municípios tem sido monitorada. Segundo Amélia Costa, mesmo com a vacinação de parte da população, é necessário manter as medidas necessárias para a prevenção da doença.
“Mesmo estando com mais de 70% da população vacinada com a primeira dose e quase 50% com o esquema completo, lembramos a todos que ainda é necessário manter os cuidados como uso de máscara e distanciamento, pois infelizmente a pandemia ainda é uma realidade”, afirmou.
Em Curralinhos, a Sesapi solicitou que a secretaria de saúde refaça testes em pessoas que já tomaram pelo menos uma dose da vacina e tiveram a doença, para monitorar e fazer um estudo.
“Eles querem saber o que pode está acontecendo, se é alguma coisa nova ou se é porque as pessoas deixaram de se preocuparem e descuidaram das medidas sanitárias de proteção. Já começamos essas testagens hoje”, declarou a secretária da saúde do município, Deliciana Bonfim.
O município decretou dez dias com suspensão de atividades que possam gerar aglomeração e restringiu horários de circulação em espaços públicos para até às 18h.
Confira os municípios com maior incidência de casos:
1º- Curralinhos
2º- Caldeirão Grande do Piauí
3º- São João do Canabrava
4º- Lagoinha do Piauí
5º- São João do Piauí
6º- Miguel Leão
7º- Simplício Mendes
8º- Prata do Piauí
9º- Fronteiras
10º- Jardim do Mulato
11º- Hugo Napoleão
12º- Vera Mendes
13º- Agricolândia
14º- Itainópolis
15º- Valença do Piauí
16º- Bertolínia
17º- Ipiranga do Piauí
18º- Conceição do Canindé
19º- Campo Alegre do Fidalgo
20º- Pedro Laurentino
Municípios adotam medidas restritivas
O município de Curralinhos, a 85 quilômetros de Teresina, registrou 60 novos casos de Covid-19 nas duas últimas semanas. Para impedir o avanço da doença, o prefeito Everardo Lima assinou um novo decreto restringindo as atividades econômicas e sociais na cidade.
Em Curralinhos, os eventos culturais, esportivos, religiosos e culturais estão suspensos do dia 21 de outubro até o próximo domingo (31). O decreto assinado pelo gestor também determina que bares e restaurantes só funcionem por delivery até às 23h, missas e cultos estão suspensos, além de banhos de cachoeira e da circulação de pessoas em espaços públicos depois das 18h, entre outras medidas.
No município de Bela Vista do Piauí, o prefeito Francisco de Sousa Neto (PT) também adotou medidas restritivas na cidade, como a suspensão da realização de eventos e toque de recolher após aumento de casos de Covid-19. As medidas já entraram em vigor e seguem até o dia 1º de novembro deste ano.
O prefeito de Pio IX, Silas Noronha Mota (Progressistas), publicou um decreto no dia 25 de outubro, suspendendo a realização de eventos e restringindo o funcionamento das atividades devido ao aumento de casos de Covid-19 no município. As medidas seguem até o dia 1º de novembro.
G1 PI