Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através da Coordenadoria de Imunização, segue dando continuidade na aplicação de doses de reforço ou 3ª dose. Nesta quinta-feira, 21 de outubro, os públicos contemplados são: Idosos de 88 anos e mais e imunossuprimidos de 30 anos e mais.
Os imunossuprimidos devem ter uma atenção maior para não perderem o prazo da dose de reforço, pois poderão receber a 3ª dose após 28 dias do esquema vacinal completo.
Quem faz parte do quadro de Imunossuprimidos?
Imunodeficiêntes primários graves; Quimioterapia para câncer; Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras; Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3; Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, ≥14 dias; Uso de drogas modificadoras da resposta imune; Pacientes em hemodiálise; Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
A Enfermeira, Raniele Carvalho, explica que os idosos só podem tomar a vacina após 6 meses da aplicação da segunda dose, contudo, os imunossuprimidos podem tomar a 3ª dose após 28 dias do esquema completo da vacina. “Os idosos de 88 anos e mais, a gente aplica a terceira dose deles com um intervalo de 6 meses da segunda dose, e os imunossuprimidos, a gente faz uma lista para ver quem vai entrar nesta disponibilização, para ver quem tem o laudo provando que são imunossuprimidos. Depois de comprovado eles podem receber a dose de reforço após 28 dias do esquema completo da vacina”, disse a Enfermeira.
Vacinações desta quinta-feira (21)
A aplicação da 3ª dose da vacina, está ocorrendo desde às 8:00h e segue até às 12:00h, para os seguintes públicos: Idosos de 88 anos e mais, e imunossuprimidos de 30 anos e mais, os públicos que se enquadrarem deve comparecer nos seguintes Postos de Vacinação: CIEM (Catavento) e Drive-Thru (Av. Severo Eulálio) com a seguinte documentação: CPF, RG, Cartão do SUS, Cartão de Vacinação, e os imunossuprimidos devem acrescentar além dessas documentações o laudo que comprovem que são pertencentes ao grupo de imunossuprimidos.