A Secretaria Municipal de Saúde de Picos realizou a abertura oficial da VII Semana do Bebê, que segue até a próxima sexta-feira (22). O tema escolhido para este ano é “O desenvolvimento integral da primeira infância em tempos de pandemia”.

A coordenadora administrativa do PAIM, Mauriceles Macêdo, destacou a importância do trabalho realizado com as crianças da cidade.

“O PAIM tem uma importância grande nesse trabalho que é realizado com as crianças de nossa cidade, pois elas são nosso público-alvo. São com elas que trabalhamos diariamente, durante todo o ano. Já fazemos um trabalho especializado voltado para essas crianças, mas durante essa Semana do Bebê estaremos intensificando. Aqui fazemos prevenção de várias doenças, como testes de orelhinha e pezinho dos recém-nascidos, consultas pediátricas, vacinas. Fazemos tudo o que é preventivo, e tratamos também, se houver necessidade. Estamos aqui todos os dias para garantir que as crianças de nosso município sejam crianças saudáveis e sem sequelas de qualquer coisa que possa acontecer”, destacou.

O coordenador de Saúde da Criança e do Adolescente, Marciel Pio, conta que nos próximos cinco dias haverá programação nos mais diversos setores do município voltados para as crianças.

“Iniciando a Semana do Bebê e durante os próximos cinco dias haverá programação nos mais diversos setores do município voltados para as crianças de nossa cidade. Amanhã estaremos com a Assistência Social; na quarta estaremos na UBS do Samambaia, com o Dia D da Saúde; na quinta estaremos juntos com a educação; e na sexta teremos um momento simbólico da entrega da chave da cidade ao bebê-prefeito, que é aquele primeiro a nascer durante a semana. Teremos uma semana extensa de eventos dedicados às crianças de 0 a 6 anos, em busca do Selo Unicef, que garante uma saúde de qualidade para nosso município”, disse.

O secretário municipal de Saúde, Aldo Gil, conta que toda a equipe que atua fortemente para mostrar aos pais a importância de trazerem seus filhos de 0 a 6 anos para que estejam fazendo todos os testes e, assim, identificarem logo os problemas congênitos que porventura possam ter.

“Todos os serviços que já são ofertados, durante essa semana nós intensificaremos. Hoje, por exemplo, toda equipe que trabalha aqui no PAIM está atuando, consultando e conscientizando os pais da importância em trazer seus filhos para realizarem todos os testes que aqui são ofertados. Essa semana é muito importante para conscientizar e alertar as pessoas da necessidade desse acompanhamento de seus filhos”, disse Aldo Gil.

Aldo Gil

Mauriceles Macêdo

Mauriceles Macêdo