No início da tarde dessa segunda-feira (04) houve uma interrupção no funcionamento das redes sociais: Instagram, Facebook e WhatsApp. As mídias ficaram fora do ar por mais de seis horas. Com os aplicativos fora do ar, pequenos empreendedores e donos de restaurantes que dependem de vendas on-line foram atingidos alguns empreendedores relataram a nossa reportagem que chegaram a perde vendas de comidas e roupas, além de problemas com divulgação de cardápios.
A empreendedora Wanessa Vasconcelos, proprietária de uma loja de roupas, relata que com a instabilidade ela teve problemas em atualização de produtos e dificuldade de atender clientes. Ela alertou que os vendedores sempre têm que ter um plano B, caso aconteça novamente esse problema.
“Essa instabilidade é péssima para os negócios. Nós tivemos dificuldades de atualizar os conteúdos e não conseguimos trabalhar a instabilidade das redes sociais, e com a pane impossibilitou atender cliente pelo WhatsApp, a gente está acostumado a receber pedidos pelo WhatsApp”, explicou.
A proprietária de um restaurante, Maira Delmondes, contou para nossa reportagem que todos os fornecedores fazem contato através do WhatsApp e os clientes fazem os pedidos através do aplicativo.
“Hoje é complicado trabalhar sem o auxílio das redes sociais. A gente usa praticamente as redes sociais para tudo e diariamente para vendas e organização de vendas a gente divulga nossas coisas pelo Instagram”, disse.
A falha generalizada no acesso mostra para os usuários uma mensagem de erro no domain name system (DNS) – a tecnologia que liga o endereço usado para se chegar aos sites internet protocols (IPs) dos servidores correspondentes que hospedam o conteúdo das páginas. Esta não é a primeira vez que o grupo de serviços administrados pelo Facebook apresenta problemas. Em junho deste ano, uma interrupção semelhante aconteceu.
Maira Delmondes