A Prefeitura de Geminiano promoveu nesta segunda-feira, 27 de setembro, a VIII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi realizado na Unidade Escolar Joaquim Antônio de Araújo, com início às 7h30 e encerramento às 13h.
Neste ano, o tema discutido durante a conferência foi “Assistência Social: Direito do Povo e dever do Estado, com Financiamento Público para Enfrentar as Desigualdades e Garantir a Proteção Social”.
Na ocasião, representantes do governo municipal e da sociedade civil organizada discutiram e elaboraram propostas para potencializar as políticas de Assistência Social no município. Em razão de Decreto Municipal que proibia a realização de eventos presenciais, a referida conferência só foi realizada nesta data.
Logo após a composição da mesa de honra, o hino do município foi entoado sendo acompanhado por uma apresentação dos adolescentes assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).Após o pronunciamento do prefeito Erculano Carvalho e da secretária de assistência social, Kelcylândia Luz, o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Railton Pinheiro declarou aberta a conferência.
Logo após, aconteceu a palestra magna proferida pela assistente social e assessora técnica do município, Ângela de Maria Bezerra Neta, que explanou sobre a temática do evento, e ainda, apresentou as ações desenvolvidas pela secretária durante os meses de janeiro a setembro de 2021.
A programação teve continuidade com discussão sobre os eixos temáticos, apresentação e aprovação das propostas apresentadas para Assistência Social no município, escolha dos delegados e entrega de certificados aos participantes.
Foram escolhidos como delegados para representar o município na Conferência Estadual, representando as organizações governamentais, Wilson Rodrigues, Valdenia, Alexsandra Meneses e Maria Deniele, e as organizações não-governamentais, Maria Lourdes e Ariadne Moura. Já Silvana Sousa e Kaliane Moura foram escolhidas representando os usuários do SUAS.
“Um momento de alegria participar de mais esta conferência, onde tive a felicidade de comandar dois encontros deste como prefeito desta cidade. Um momento muito importante, pois sabemos que a Assistência Social é a porta de entrada para todas as outras políticas públicas, é o alicerce as famílias carentes, e a resposta que cada um busca em momentos difíceis. Reafirmo aqui o meu compromisso de continuar apoiando estas ações”, destacou o prefeito Erculano Carvalho.
Já a secretária Kelcylândia Luz classificou o encontro como um marco para a Assistência Social, onde segundo ela todos se reúnem em busca de conhecimentos e do desenvolvimento das políticas públicas. Ela agradeceu sua equipe pelo empenho durante as ações desenvolvidas.
Em entrevista a nossa reportagem, a assessora técnica e palestrante Ângela Bezerra lembrou que durante a conferência foram debatidos assuntos relacionados à segurança socioassistencial, acesso, direito, financiamento, controle social do SUAS e situação de calamidade.
“Um dos pontos tratados foi sobre financiamento, onde todos os municípios sofrem com a diminuição dos recursos da assistência por parte do Governo Federal. Aqui em Geminiano só estamos tendo condições de fazer acontecer as ações através do suporte financeiro que o prefeito nos garante por meio do Fundo Municipal de Assistência Social”, complementou Ângela de Maria Bezerra Neta.
Participaram também da conferência, os secretários José Genival (GG), de saúde; Érica Carvalho, de educação; Fábio Araújo, de cultura; Filho Marques, de Planejamento; Rosineide Aquino, esposa do vice-prefeito; os vereadores Nicolau e Maria das Graças; as conselheiras tutelares Cícera Lopes e Silvana Sousa; equipes do CRAS, SCFV e Criança Feliz, e ainda, a sociedade civil organizada.
Fonte: Folha Atual