As universidades públicas do país estão sofrendo sucessivos cortes em seus orçamentos. Somente em 2021, a redução foi de 37% nas instituições de ensino federais. A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por exemplo, teve um corte de R$ 20 milhões em seu orçamento geral para este ano, o que acarretou na diminuição de bolsas científicas de fomento à pesquisa.

A estudante do curso de Comunicação Social, Lanna Artemizia, foi uma das prejudicadas com a redução de recursos para a pesquisa. Ela recebia R$ 400,00 por mês, entretanto, recentemente, recebeu a informação que não receberia mais o auxílio.

“A palavra que define essa sensação é a frustração. A gente se sente frustrado, desmotivado, mas não que o dinheiro seja um fator determinante para eu continuar ou algo do tipo, porque eu pretendo fazer mestrado, doutorado, mas a ausência dessa bolsa desmotiva”, disse.

Outra jovem afetada pelos cortes é a discente do curso de Nutrição, Mylian Mariano, que realiza pesquisas sobre o sistema de vigilância alimentar das gestantes, o que pode contribuir para a construção de políticas públicas para a atenção básica.

G1 PI