Até o momento, o Piauí não possui registros de casos da variante delta do coronavírus. Entretanto, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) orientou 26 municípios a intensificarem as barreiras sanitárias após casos confirmados da variante delta do coronavírus nos estados do Ceará, Pernambuco e Maranhão.

“Não temos registros de casos no Piauí, mas a Sesapi orienta aos nossos municípios que são circunvizinhos a estes intensificar a vigilância de barreiras nas entradas de acesso às cidades, garantindo uma identificação de possíveis casos”, afirmou a coordenadora estadual de epidemiologia, Amélia Costa.

O registro mais próximo do estado de caso dessa variante foi na cidade de Poranga, no Ceará, a 76 km de Pedro II. Segundo o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância de Saúde do Ceará (Cievs), a variante registrada em Poranga teria sido trazida por um grupo que esteve lá vindo de São Paulo para distribuir cesta básica na cidade.

Em 2020, o Piauí registrou oito casos das variantes P1, P2 e N9 nos municípios de Teresina, Canto do Buriti, São João da Canabrava, São João do Piauí, União, e Prata do Piauí. Já em 2021 foram 29 casos identificados em Teresina, Canto do Buriti, Altos, Floriano, Pedro II, Beneditinos, Parnaíba, José de Freitas, Brasileira e Luís Correia.

Confira a lista dos municípios que deverão intensificar as barreiras:

Acauã
Amarante
Assunção do Piauí
Betânia do Piauí
Buriti dos Montes
Caldeirão Grande do Piauí
Cajueiro da Praia
Cocal dos Alves
Curral Novo do Piauí
Floriano
Fronteiras
Ilha Grande
Guadalupe
Luzilândia
Marcolândia
Miguel Alves
Nazária
Parnaíba
Pedro II
Pio IX
Queimada Nova
Ribeiro Gonçalves
Santa Filomena
Simões
São João da Fronteira
Uruçuí

G1 PI