Com mais de 10 mil medidas protetivas em tramitação, o Tribunal de Justiça do Piauí lançou, nesta segunda-feira (9), o Painel de Monitoramento de Medidas Protetivas de Urgência. O objetivo da ferramenta é chamar atenção para os números da violência doméstica no Estado e faz parte da campanha Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher.
De acordo com a secretária de Planejamento Estratégico do TJ-PI, Lanny Cleo, a atualização dos dados no painel será feita mensalmente. Em todo o Piauí, 10.990 medidas protetivas estão em tramitação, sendo 2.931 distribuídas somente no ano de 2021. A capital Teresina é a cidade onde mais foram distribuídas novas medidas preventivas de urgência com total de 1.046.
Ainda de acordo com o Painel, das 10.990 medidas em tramitação no Piauí, 5.476 são da 5ª Vara Criminal de Teresina.
Na ferramenta é possível ver a quantidade de medidas em tramitação de acordo com as unidades judiciárias espalhadas pelo Estado.
“Devemos conhecer os dados locais para superar os desafios no enfrentamento à violência contra a mulher e compreender a complexidade no atendimento das demandas que chegam ao judiciário piauiense. A atualização dos dados do Painel de Monitoramento de Medidas Protetivas de Urgência será feita mês a mês e será possível acessar a situação total do tribunal, bem como a situação individualizada por unidade”, pontua a secretária.
O Painel de Monitoramento de Medidas Protetivas de Urgência já está disponível através do link http://www.tjpi.jus.br/portaldaestrategia/ .
Cidade Verde