A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, na manhã de quarta-feira (4), uma carreta com 50 m³ de madeira serrada ilegal, na BR- 230, em Floriano, a 189 km de Teresina. O volume seria correspondente ao desmatamento de uma área de quatro campos de futebol.

De acordo com a PRF, a madeira foi localizada durante uma fiscalização de rotina em veículos de carga. O material vinha da cidade de Breves (PA), com destino a Feira de Santana (BA).

Durante a vistoria do veículo, policiais pediram que o condutor, um homem de 40 anos, apresentasse o documento fiscal que comprova a origem legal da madeira, contudo, o motorista apresentou documentos incompletos.

“Ao fazerem as devidas verificações, foi detectado que a documentação apresentada pelo caminhoneiro continha inconsistências e, portanto a carga de madeira estava desacompanhada de documentos ambientais e fiscais”, informou a PRF.

Ainda conforme a PRF, o condutor da carreta garantiu comparecer em uma audiência judicial na comarca de Floriano, para prestar esclarecimentos sobre a ocorrência. Ele pode responder por crime ambiental, que prevê reclusão, de um a quatro anos, e multa.

A carga de madeira e o veículo foram encaminhados ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), para os procedimentos cabíveis.

Apreensões no Piauí

Segundo um levantamento feito pela PRF, de janeiro a julho de 2021, quase 700 m³ de madeira ilegal foram apreendidos no Piauí. O volume seria correspondente ao desmatamento de uma área de 60 campos de futebol.

Em 2020, o Piauí foi o quarto estado onde foi apreendido o maior volume de madeira ilegal. O estado ficou atrás apenas de estados de onde a madeira é extraída: Pará, Rondônia e Maranhão.

Somente entre janeiro e agosto do ano passado, foram apreendidos 2280,71 metros cúbicos (m³) de madeira ilegal em rodovias. O volume seria correspondente ao desmatamento de uma área de 554 campos de futebol.

G1 PI