Em virtude da execução dos editais para formação da equipe multidisciplinar, professores e tutores da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), as aulas do programa estão com novo cronograma de início das aulas previsto para iniciar no dia 27 de setembro.
A UAPI foi criada em 2016, por meio do decreto 16.933/16 e institucionalizada através da Lei nº 7.443 de 08 de janeiro de 2021. A partir de então, a Lei exige que os profissionais (equipe técnica, professores e tutores) devam ser contratados através de concursos. Por isso, a UAPI lançou 04 editais para preenchimento das vagas. Os seletivos encerram somente no dia 16 de agosto, o que fez prorrogar o início das aulas do dia 8 de agosto (data prevista no último cronograma) para setembro.
“Em virtude disso, há necessidade de iniciarmos o período somente após a contratação desses profissionais. Portanto, pedimos a compreensão dos nossos alunos para que possamos encerrar o processo dos editais e para que os docentes preparem suas disciplinas”, explicou a Coordenadora Geral da UAPI, Professora Ana Angélica Costa.
Segundo a Professora Luciana Saraiva, Coordenadora Adjunta do programa, a UAPI está presente em 120 municípios do Piauí e com essas novas contratações poderá alcançar todo o Estado. “A necessidade da contratação de colaboradores fortalece a política de consolidação da UAPI como programa de governo para alavancar a qualidade da educação no estado Piauí”, afirmou a docente.
Ações
Em maio deste ano, a UAPI promoveu o período especial (PNEAD) que beneficiou cerca de 700 alunos, que estavam com disciplinas pendentes. Outra ação de destaque foi a parceria firmada com o SEBRAE, que resultou na oferta de oficinas e palestras voltadas para o empreendedorismo. Além dessas, cursos de extensão também foram ofertados.
A UAPI também se prepara para lançar um vestibular em breve, que irá abranger 63 municípios do estado.
Meio Norte