A Polícia Civil do Piauí prendeu nessa quarta-feira (30) um homem condenado a 14 anos de prisão por abusar sexualmente de duas sobrinhas menores de idade. O crime ocorreu em 2015, na zona rural de Picos, Sul do Piauí. Na época as vítimas tinham 7 e 8 anos.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, o tio das crianças era casado com a irmã do pai das meninas e frequentemente elas visitavam a casa do acusado. Ele abusava sexualmente delas em um quarto ou na roça onde trabalhava, mas para a sua esposa não desconfiar do abuso, o homem dizia levava as meninas para brincar com outras crianças.
Em 2016, uma das meninas revelou para a mãe o que o tio fazia com elas. A mãe então levou o caso à polícia. Segundo o Ministério Público, os depoimentos das crianças continham riqueza de detalhes e nenhuma contradição.
No mesmo ano, o Ministério Público ofereceu denúncia contra o tio das crianças, mas o juiz da 4ª Vara da Comarca de Picos absolveu o acusado. A promotora de Justiça Maria Eugênia Gonçalves Bastos entrou com apelação criminal.
Em acórdão, o Tribunal de Justiça julgou procedentes os argumentos do Ministério Público, incluindo o parecer elaborado pelo procurador de Justiça Hugo de Sousa Cardoso, e condenou o réu pelo crime de estupro de vulnerável, com pena de 14 anos de reclusão em regime fechado.
Desde a condenação, o acusado estava foragido. Com a prisão, ele foi encaminhado para a Penitenciária Regional João de Deus Barros, em Picos.
G1 PI