Pelo menos três cidades do Piauí decidiram destinar a vacina da Janssen, de dose única, para os moradores da zona rural. A estratégia foi adotada em Picos, Miguel Alves e Floriano, para que não haja a necessidade de as equipes de saúde retornarem a esses locais, que são afastados da sede do município, para aplicar a segunda dose.
De acordo com o secretário de saúde de Floriano, James Rodrigues, a cidade tem comunidades a mais de 80 quilômetros de distância da sede do município. Nesta segunda-feira (28) a cidade está vacinando pessoas com idades de 48 e 49 anos.
“Aplicar uma vacina de dose única facilita o trabalho da equipe, porque não há necessidade desse retorno. E também muitas pessoas da zona rural deixam de vir tomar a segunda dose ou porque sentiram alguma reação ou porque desconhecem a necessidade dessa dose de reforço”, disse o secretário.
Em Picos e Floriano, a vacina da Janssen deve começar a ser aplicada nos próximos dias. Em Miguel Alves, a imunização da população da zona rural começou nesta segunda-feira (28).
Segundo Leopoldina Cipriano, coordenadora do Conselho de Secretarias de Saúde do Piauí (Cosems) e secretária de saúde de Miguel Alves, disse ao G1 que a estratégia será apresentada para outros municípios, que podem ou não segui-la.
Em Miguel Alves estão sendo vacinadas pessoas com 41 anos ou mais. A secretária explica que decidiu adotar apenas o critério da idade para a vacinação contra Covid-19, para acelerar o processo. Na cidade todas as pessoas com deficiência foram imunizadas.
“Nós conseguimos vacinar mais de 600 pessoas em Miguel Alves num único dia. Isso porque não pedimos comprovação de nada para o paciente, só o cartão dos SUS, CPF e comprovante de residência”, comentou.
GP1