O prefeito Gil Paraibano (Progressistas) resolveu fazer uma mudança tática no time que lhe defende na Câmara Municipal. O gestor tirou o experiente vereador Filomeno Portela da liderança do governo e nomeou para o cargo, o estreante Pedro Pio.
O grande motivo
O estopim para a mudança foi a derrubada do veto do prefeito a um projeto lei do vereador Irmão Zé Luís (MDB). A votação ocorreu de forma secreta, e três vereadores alinhados com Palácio Coelho Rodrigues votaram pela derrubada do veto.
Avaliação
A atuação do vereador Filomeno Portela, enquanto ocupou o cargo, foi bastante elogiada pelos colegas, tanto da situação quanto da oposição, mas já para alguns integrantes da gestão, o vereador vinha fazendo corpo mole na defesa dos interesses do palácio.
Não jogou pedras
Quem esperava que o ex-líder do governo sairia jogando pedras ao vento, se enganou. O parlamentar agradeceu a confiança do prefeito e a contribuição dos colegas. Mas um correligionário do progressista resmungou que não será novidade se daqui a alguns meses ele estiver jogando no time adversário e no ataque.
Com o pé na estrada
Longe dos holofotes, Dr Gutemberg Rocha (PL) vem se articulando para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí. Recentemente ele oficializou sua filiação ao Partido Liberal, onde segundo o político, foi muito bem acolhido. De acordo com o médico, sua pré-candidatura está tendo uma excelente aceitação por onde ele tem passado.
Muito Estranho
Tem um vereador picoense, que como diz o título de uma música do canto e compositor Dalto, anda “muito estranho” na Câmara Municipal. O parlamentar tem faltado às sessões com frequência, e quando comparece às reuniões do parlamento, discursa e vai embora. O que será que está acontecendo com o edil?
Dando sinais
Parece que o ex-governador Wilson Martins (PSB) começou a dar o ar da graça para seus antigos aliados. Wilsão irá tentar conquistar uma vaga na Câmara Federal no ano que vem. No pleito vindouro, ele estará no palanque governista, diferentemente das duas últimas eleições. A avaliação que é feita nos bastidores é que o trator vem com tudo para espantar a urucubaca dos últimos pleitos.
Caça às bruxas
O prefeito de Ipiranga do Piauí, Elvis Ramos, iniciou uma Auditoria Externa Independente que visa passar as contas da gestão anterior à limpo. Lá, dizem que vai ser feita uma devassa nas contas públicas, demonstrações financeiras, fiscal, patrimonial e de gestão do município, realizadas no exercício financeiro de 2017 a 2020, período em que a cidade era gerida pelo ex-prefeito Zé Maria (Progressistas).
Posições invertidas
Os dois principais pretensos candidatos ao governo do Piauí, Rafael Fontes (PT) e Ciro Nogueira (Progressistas), vivem momentos distintos em de Picos. Os dois anunciaram a retomada de duas importantes obras que estavam paralisadas no município.
Um passo à frente
O petista garantiu a retomada da construção do novo Hospital Regional de Picos, enquanto o progressistas anunciou a conclusão da recuperação das vias laterais da BR 316. Enquanto a prometida pelo petista está andando em ritmo acelerado, a obra anunciada pelo progressista ficou no quase.