O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), concluiu nesta terça-feira (18) a investigação acerca dos óbitos por Covid-19 no estado e irá inserir 107 novas mortes no Painel Epidemiológico do Piauí, conforme as datas que elas aconteceram.

A inclusão dos óbitos se deu devido a diversos estados brasileiros adotarem a análise gráfica de mortes pela doença através da declaração de óbito – ocorrência – dia em que o óbito de fato ocorreu, e não apenas com a data de inclusão deles no sistema do Ministério da Saúde.

“No Piauí, esta decisão é sustentada por análise estatística realizada pelo CIEVS PI que constatou não haver diferença significativa que venha a impedir a implementação do gráfico ‘Média Móvel de Óbitos segundo a data da Declaração de Óbito’. Assim, há recomendação técnica epidemiológica para este ajuste no Painel Epidemiológico do Piauí”, afirmou a coordenadora do Cievs, Amélia Costa.

Conforme a Sesapi, o processo de investigação, análise e divulgação é contínuo, uma vez que os critérios estabelecidos pelo MS não possibilitam o encerramento de alguns óbitos no mesmo dia em que ele ocorreu. Os regramentos do órgão federal para o cadastro das mortes são:

Declaração de óbito

Resultados de exames laboratoriais e/ou imagem

Parecer da análise clínica e/ou autópsia

Assim, outras mortes ainda estão em investigação. Caso seja confirmado o óbito por Covid-19, ele será inserido no painel epidemiológico.

G1 PI