O Piauí recebeu mais 16.380 doses da vacina da Pfizer nesta terça-feira (11). Assim como aconteceu com a primeira remessa, as doses serão destinadas ao grupo de pessoas com comorbidades e aplicadas somente em Teresina, por questões relacionadas às condições de logística e armazenamento.
O secretário estadual de saúde, Florentino Neto, explicou que as novas doses serão aplicadas em gestantes, puérperas e pessoas com deficiência permanente, que fazem parte da etapa atual da campanha de Vacinação no estado do Piauí.
As doses Pfizer/BioNTech fazem parte do lote distribuído pelo Ministério da Saúde para as capitais brasileiras, com 1,12 milhão de doses da vacina contra a Covid-19. Conforme o Ministério, todos os estados e o Distrito Federal receberão o imunizante de forma proporcional e igualitária.
O estado recebeu o primeiro lote da Pfizer com 5.850 doses no dia 3 de maio. A remessa também foi destinada a primeira dose em pessoas com comorbidades do município de Teresina.
Para receber a vacina, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesapi) preparou seis freezers com capacidade para manter as doses refrigeradas na temperatura de -25° e -15° graus. As doses deverão ser diluídas com soro de 0.90ml. A dose a ser administrada é de 0.3ml. Após a diluição, o total de doses deverá ser utilizado em seis horas e conservados em temperatura de 2° a 8° graus.
Vacinação com a Pfizer
Em Teresina, a aplicação da vacina da Pfizer iniciou na última quinta-feira (6), em hospitais cadastrados. Nessa etapa, 1.920 pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades e que fizeram o cadastro no site da Fundação Municipal de Saúde foram vacinadas.
Após a primeira etapa, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) reabriu mais duas vezes o cadastro para a vacinação contra a Covid-19 para pessoas de 55 a 59 anos com comorbidades. O último agendamento está previsto para esta quarta-feira (12) em uma das sete salas de vacina específicas para a imunização.
Para fazer o agendamento, basta acessar o site Vacina Já e clicar no botão “agendamento público alvo”, que abrirá uma página onde a pessoa deve inserir seu CPF e escolher a opção “Pessoas com comorbidade de 55 a 59 anos” e confirmar, para então inserir seus dados pessoais e escolher local, dia e hora de receber sua primeira dose.
Os pontos disponíveis para a vacinação são os hospitais da Primavera, Dirceu, Promorar, Buenos Aires, Mocambinho, Hospital Getúlio Vargas (HGV) e Hospital Universitário da UFPI (HU).
Confira a lista de comorbidades que têm direito à vacina contra a Covid-19:
Diabetes mellitus;
Pneumopatias crônicas graves;
Hipertensão Arterial Resistente (HAR);
Hipertensão arterial estágio 3;
Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade;
Insuficiência cardíaca (IC);
Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar;
Cardiopatia hipertensiva;
Síndromes coronarianas;
Valvopatias;
Miocardiopatias e Pericardiopatias;
Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;
Arritmias cardíacas;
Cardiopatias congênita no adulto;
Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;
Doença cerebrovascular;
Doença renal crônica;
Imunossuprimidos;
Anemia falciforme;
Obesidade mórbida;
Síndrome de down;
Cirrose hepática.
G1 PI