O Piauí recebeu na tarde desta quinta-feira (6) mais 56.300 doses da vacina Covishield, da parceria AstraZeneca/Oxford. Com esses imunizantes, o estado continuará a vacinação do grupo de pessoas com comorbidades, deficiências permanentes, gestantes e puérperas.
Conforme o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) do Ministério da Saúde, o Piauí possui 402.402 pessoas que se enquadram nos atuais grupos prioritários. Saiba detalhes:
Gestantes e puérperas com comorbidades, independente da idade (18 a 59 anos);
Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos;
Pessoas com deficiências permanentes, cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC), de 55 a 59 anos.
O grupo dos pacientes renais, em terapia de substituição deveriam estar entre os grupos acima, mas eles começaram a ser vacinados ainda em abril no Piauí e em Teresina.
Após a chegada das vacinas no aeroporto Petrônio Portela, em Teresina, as doses foram levadas para a Rede de Frios. A expectativa é de encaminhá-las aos municípios nos próximos dias.
Vacinação
De acordo com a Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), o estado já recebeu 957.380 doses de vacinas contra a Covid-19 pelo Ministério da Saúde, das quais 950.985 delas já foram entregues. As demais são mantidas na reserva técnica para serem utilizadas em caso de perda ou qualquer imprevisto em relação ao armazenamento, ou aplicação.
Até o momento, mais de 470.000 pessoas já tomaram a primeira dose de vacina e 234.000 já completaram o ciclo de vacinação e estão imunizadas.
G1 PI